Por esta altura notícias de malware a ser injetado através de aplicações na Google Play Store já não deveria chegar como grande surpresa. No entanto, os utilizadores de smartphones Android precisam de continuar as suas defesas em alto alerta!
Uma equipa de investigadores da ThreatFabric identificaram 4 famílias de trojans bancários a serem distribuidos através da Google Play Store para centenas de milhares de smartphones Android. No rescaldo do seu relatório, confirmaram que este malware foi responsável por graves prejuízos financeiros para milhares de utilizadores.
Tal como aconteceu no passado, estes trojans foram injetados em aplicações das mais variadas categorias, sendo a variante mais popular a Anatsa, que conta com mais de 200 mil downloads. Este malware foi encontrado em vários tipos de aplicações, tal como leitores de códigos QR e aplicações relacionadas com criptomoedas.
Malware na Play Store continua a ser muito difícil de detetar e os utilizadores Android estão em risco
Apesar das inúmeras medidas implementadas pela Google para que a segurança da Play Store seja reforçada, hackers continuam a trabalhar em contra relógio para contornar todas as suas “armas”.
“Uma tendência visível nestas novas campanhas é que os hackers se focam cada vez mais em malware com uma pegada maliciosa extremamente reduzida, dificultando a sua deteção por parte de métodos automáticos e técnicas de machine learning”
Outro fator que torna ainda mais complicada a sua deteção é que os hackers apenas ativam estes trojans de forma manual, e apenas quando necessitam de angariar mais vítimas em determinada região.
Como sempre, as recomendações mantêm-se para todos os utilizadores de smartphones Android. Mesmo com todos os mecanismos de segurança implementados na Google Play Store, é importante manter sempre alerta. Nunca se devem instalar aplicações com uma apresentação duvidosa e deve-se também passar sempre os olhos pela lista de classificações deixadas pelos utilizadores.
Outros artigos interessantes:
- 5 motivos para usares sempre uma VPN em 2021
- Twitter sem capitão: Jack Dorsey abandona o barco após 16 anos
- Uber Pet: os patudos já podem ir de carro
Comentários