Durante a semana passada ficamos a conhecer o incrível desempenho do Intel Core i7-12700H, mas agora o website NotebookCheck revelou os resultados do processador no benchmark Cinebench e parece que a equipa azul não está mesmo para brincadeiras.
O i7-12700H da Intel é composto por 14 núcleos e 20 threads, com uma velocidade de relógio base de 2.70 GHz capaz de um turbo até 4.6 GHz. Segundo podemos apurar pelos resultados agora revelados, este CPU terá um desempenho 47% superior ao AMD Ryzen 9 5900HX em tarefas multi-core – algo verdadeiramente surpreendente.
Os resultados surpreendem ainda mais se considerarmos que este nem sequer será o processador Alder Lake mais poderoso, e mesmo assim o seu desempenho já é cerca de 50% superior às ofertas Ryzen 9 da rival AMD.
Intel está a dar muita luta à AMD com os CPU Alder Lake
O design híbrido que a Intel trouxe para esta geração parece ser capaz de colocar a marca a ombrear de igual para igual com os processadores Zen 3 da AMD, especialmente no segmento mainstream onde têm batido os AMD Ryzen 5000 sem dó nem piedade.
A plataforma móvel Alder Lake deve apresentar soluções com o mesmo tipo de desempenho, com o i9-12900HK a arrecadar o título de CPU mais potente para computadores portáteis.
Por outro lado a AMD vai trazer os núcleos Zen 3+ Rembrandt no primeiro trimestre de 2022, mantendo porém a mesma configuração de 8 núcleos e 16 threads. A verdadeira resposta a este novo design da Intel por parte da equipa vermelha deverá ser apresentada apenas em 2023 na forma dos chips Raphael-H que oferecerão o dobro dos núcleos e threads para processadores mobile.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: