A muito antecipada máquina de jogos da Valve, a Steam Deck, tinha lançamento marcado para dezembro deste ano mas a crise de semicondutores provocada pelo cenário pandémico atual obrigou a empresa a adiar a sua chegada para 2022.
Apesar de muitos utilizadores estarem já em pulgas para receber a Steam Deck ainda antes do natal, a companhia liderada por Gabe Newell informou os que já fizeram pre-order e potenciais interessados que a máquina será agora disponibilizada apenas em fevereiro do próximo ano.
A oficialização do adiamento foi feita através das redes sociais, sendo feita referência aos constrangimentos na rede de fornecimento de componentes como motivo principal para a difícil decisão.
Steam Deck é a mais recente vítima da Covid-19
A Steam Deck está longe de ser o único produto afetado pela crise de semicondutores provacada pela pandemia da Covid-19, com muitas marcas a evidenciar clara dificuldade no fabrico e distribuição dos seus produtos mais recentes.
Desde o hardware informático às consolas e jogos de última geração, passando por smartphones e outros dispositivos inteligentes, muitos têm sido os adiamentos de lançamentos para o próximo ano.
Mesmo com este adiamento, será prudente a Valve ter algum cuidado com o lançamento da Steam Deck se quiser evitar alguns dos erros cometidos pela Sony e Microsoft durante o último ano. A marca terá de se certificar que consegue fabricar unidades suficientes para satisfazer pelo menos as pré-compras, isto se quiser passar incólume às críticas.
A consola portátil da Valve permitirá jogar em qualquer lugar todos os jogos do catálogo da Steam Store, com potencial para correr os clientes de outros serviços, como Rockstar Games Launcher, GOG Galaxy ou Epic Games Store.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: