No dia 15 de novembro, a Xbox vai apresentar uma transmissão em comemoração aos 20 anos de um dos videogames mais populares do mundo, com exibição programada para as 18:00 GMT (10 da manhã no horário PST e 13:00 no horário EST).
Com legendas disponíveis em vários idiomas, como alemão, português, francês e outros mais, o evento será um marco para as duas décadas do console que já se tornou parte fundamental da cultura gamer.
O aumento da interatividade nos consoles mostra que a forma como lidamos com o entretenimento eletrônico é bastante diferente hoje – e recursos como VPN, por exemplo, se inserem cada vez mais nisto.
Duas décadas de Xbox
A transmissão vai recontar a trajetória dos icônicos consoles da Microsoft, além de distribuir brindes através de sorteios (os jogadores precisam se registrar na Xbox FanFest para concorrer aos prêmios).
Além disso, novos itens serão adicionados à loja Xbox Gear Shop no dia 15 de Novembro, para comemorar a data especial de duas décadas de Xbox (mas a Microsoft ainda não anunciou quais serão estes novos produtos).
O evento conta com uma programação à altura de uma data tão especial quanto o marco de duas décadas de contribuição ao mundo dos games – afinal, as inovações promovidas pela linha de consoles Xbox tiveram grande impacto ao mundo do entretenimento eletrônico.
Parcerias importantes
A Xbox tem se empenhado muito em manter o engajamento da comunidade de entusiastas da marca. E algumas parcerias têm permitido a renovação da marca e facilidades para seus consumidores.
No mês passado, uma nova atualização passou a permitir que os usuários façam transmissões de gameplay diretamente na Twitch, o que exclui necessidades de hardware complementar para a captura de vídeo e realização de lives e facilita a transmissão de conteúdo por streaming.
De acordo com declarações da empresa, a Xbox e a Twitch estão em uma parceria para facilitar streaming para usuários dos consoles da Microsoft.
E é bem provável que concorrentes tentem inserir este tipo de recurso em outros consoles. Afinal, uma parceria com a Twitch é algo bastante atrativo para qualquer empresa do ramo dos games.
O marco de uma era
A marca de consoles, criada pela Microsoft e propriedade da gigante da informática, já conta com cinco modelos: Xbox, Xbox 360, Xbox One, Xbox Series X e Xbox Series S – além de uma imensa quantidade de títulos disponíveis para os consoles.
A franquia é um sucesso de vendas e, hoje, um dos principais produtos da Microsoft. Só em novembro de 2020, foram vendidos mais de 48 milhões de unidades no mundo inteiro (e isto só da Xbox One).
Mesmo para aqueles que não são fãs da marca e nem possuem consoles desta linha, é impossível negar que a Xbox gerou vários impactos para o modo como os games são produzidos, distribuídos e como a interatividade com eles aumentou significativamente.
Revoluções no entretenimento
O console foi um avanço significativo em termos de qualidade, versatilidade e interação. Para a época, por exemplo, o poder de processamento gráfico dos consoles representou uma melhoria significativa em comparação com concorrentes.
Ficou nítido que a Xbox possuía um desempenho comparativamente melhor e que isto seria tendência para o visual de outros jogos e outras plataformas.
Outra contribuição fundamental foi o dispositivo Kinect, lançado em 4 de novembro de 2010, um sensor de movimentos originalmente incorporado aos modelos Xbox 360 e Xbox One, desenvolvido em parceria com a Prime Sense.
Parecido com uma webcam, o aparelho consegue capturar som e imagem promovendo uma interação em tempo real com vários jogos que utilizam estes recursos – e que influenciou outros consoles focados neste tipo de estilo de jogo.
E, claro, não dá para deixar de ressaltar que um dos pesquisadores responsáveis pelo desenvolvimento da Kinect é um brasileiro, Alex Kipman.
Segurança e interatividade
Com a tendência de conectividade cada vez maior não só nos consoles Xbox, mas em várias outras plataformas, há uma série de vantagens como maior facilidade para adquirir títulos em lojas virtuais, mais opções multiplayer e atualizações mais dinâmicas.
Só que isto também aumenta as vulnerabilidades aos jogadores. A Xbox investe bastante em segurança digital para tornar suas plataformas mais seguras, mas todo usuário deve ter em mente que é essencial manter um bom antivírus, deixar as atualizações em dia e usar um bom serviço VPN para aumentar a criptografia da conexão.
Um bom serviço VPN também facilita acesso a títulos e produtos que não estão disponíveis em determinadas regiões e países, através da alteração do endereço IP com conexão com os servidores de outras localidades.
A tendência cada vez maior é a interatividade dos consoles entre outras plataformas e a distribuição digital dos títulos. Então, diversão é um elemento que vai ter que andar cada vez mais com o fator de segurança digital.