Grandes empresas tecnológicas norte-americanas podem enfrentar grandes problemas muito em breve na Rússia. De acordo com uma nova lei oficializada por Vladimir Putin, gigantes como a Apple, Google, Twitter, Facebook, TikTok e Telegram poderão sofrer restrições ou até mesmo ser banidas na Rússia.
Segundo a Reuters, estas medidas têm como principal objetivo reforçar e promover o sector tecnológico na Rússia. Recentemente o governo aumentou consideravelmente os impostos aplicados a serviços digitais estrangeiros, enquanto reduz os mesmo impostos para empresas nacionais.
Outra medida foi a imposição de software russo integrado em todos os dispositivos eletrónicos vendidos no país. Todas estas medidas têm como principal objetivo eliminar os vários monopólios criados pelas gigantes norte-americanas, enquanto aumenta o apoio a empresas tecnológicas nacionais.
Apple, Google, Twitter, Facebook, TikTok e Telegram terão de abrir escritórios na Rússia
A nova legislação é muito clara e simples. Para que estas empresas continuem a operar na Rússia, terão de abrir escritórios no país. Além disso, serão também obrigadas a limitar acesso a informações que violem as legislações do país. Ou seja, qualquer tipo de informação que vá minimamente contra as visões e ideologias do governo de Putin, será proibida.
Estas serão certamente novidades que deixarão estas empresas numa posição complicada. Será interessante ver se todas elas irão decidir abrir escritórios na Rússia, ou se irão preferir abdicar do enorme mercado russo. As novas leis poderão também acabar por abrir porta para novas plataformas de origem russa, destinadas a substituir as globais ofertas vindas dos Estados Unidos.
Não seria de estranhar se Putin planeasse implementar na Rússia uma estratégia semelhante à do governo chinês, onde todas as redes sociais e plataformas norte-americanas estão banidas.
Oportunidades Black Friday: