Já há algum tempo que se ouvia falar na possibilidade da Tesla começar a disponibilizar o seu próprio seguro automóvel. Agora, essa nova estratégia da empresa de Elon Musk concretiza-se e já está disponível na Estado do Texas, Estados Unidos.
Para já, ainda com uma disponibilidade extremamente limitada, o novo seguro da Tesla é único no mundo, pois o seu calculo utiliza informações sobre “qualidade de condução em tempo real”.
De acordo com informações adiantadas pelo site Electrek, os condutores de carros da Tesla no Texas poderão aplicar-se para estimativas da nova apólice de seguro. Esta opção está disponível para os modelos Model S, Model 3, Model X e Model Y.
A fabricante de carros elétricos salienta nas condições do novo seguro que, ao contrário do que acontece com produtos de outras empresas, não é necessária a implementação de um dispositivo adicional, tirando assim proveito de todas as tecnologias já presentes nos seus veículos elétricos.
Esta é uma realidade que certamente não chega como grande surpresa, visto que os carros da Tesla chegam equipados com tecnologias extremamente avançadas no que respeita à análise e registo de eventos durante a condução. Além disso, a sua ligação constante à internet ajuda também na troca de informação em tempo real, entre o carro e a “agência de seguros”.
A Tesla revelou que os condutores irão fazer pagamentos mensais pelo seu seguro, e o valor cobrado irá variar constantemente de acordo com os dados recolhidos pelo seu Tesla. Desta forma, todo o formato de cálculo do custo do seguro evita dados pouco fiáveis como nível de crédito, idade, género ou histórico de seguros.
Seguro da Tesla ainda deverá demorar a ser lançado globalmente
Tal como aconteceu com outras novidades no passado, também esta nova implementação da Tesla está a ser lançada primeiramente nos Estados Unidos. No entanto, até mesmo em território americano está limitada para já a um único Estado. Parece certo que a empresa está a utilizar esta primeira fase como um teste público, de forma a limar qualquer imperfeição no sistema.
Ainda sem uma data concreta para a sua expansão, parece mais do que garantido que a expansão do seguro da Tesla deverá demorar ainda algum tempo até chegar à Europa.
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Outros artigos interessantes: