A Samsung está a preparar a chegada do seu novo processador Exynos 2200 ao mercado, criando desde já o entusiasmo necessário para receber aquele que, alegadamente, será o system-on-chip que finalmente fará a empresa sul-coreana superiorizar-se a todos os seus concorrentes no mercado.
Uma das características que vai destacar o Exynos 2200 será a sua GPU, graças à colaboração com a AMD, e que resultará também no facto de este ser o primeiro processador para smartphone a possuir suporte para Ray Tracing.
Samsung vai estrear o Ray Tracing no Galaxy S22 através do Exynos 2200
Mas afinal, o que é o Ray Tracing? Esta tecnologia é já bastante comum nas placas gráficas dedicadas em computador, mas é um campo ainda por explorar no mercado mobile. Com esta característica, o processador gráfico consegue fazer uma simulação muito perto da realidade sobre a forma como a luz reflete nos objetos, tornando toda a imagem e cenários bem mais realistas, com reflexos e sombras bem superiores àqueles obtidos com modelos 3D.
Apesar de ser uma característica que, no papel, tem tudo para beneficiar qualquer dispositivo com acesso a videojogos, a verdade é que esta tecnologia tem as suas desvantagens, já que ainda são poucos os sistemas com suporte para ela. No entanto, o Exynos 2200 da Samsung terá a vantagem de possuir uma GPU que utiliza a arquitetura RDNA 2 da AMD, comum também às placas gráficas Radeon RX 6000, à PlayStation 5, Xbox Series X e S, à APU do Steam Deck e aos sistemas de infoentretenimento da Tesla.
Não há dúvidas de que com esta parceria com a AMD, a Samsung pretende tornar-se líder de mercado. Com uma gráfica potente, a Samsung pode também tornar-se uma referência ao nível do mobile gaming, algo que acaba por ser mais uma vantagem para roubar o “nicho” de marcas como a Asus ROG, Xiaomi BlackShark ou Nubia. De acordo com os dados já conhecidos ao dia de hoje, a GPU do Exynos 2200 representará uma melhoria de performance em 30% superior face à GPU do Exynos 2100 e deverá também superiorizar-se à nova Mali-G710.
Apesar destes dados entusiasmantes, ainda é incerto se ambas Samsung e AMD conseguirão superar o bom trabalho das gráficas da Apple e da Qualcomm para os seus processadores, sendo que a nova gráfica do Apple A15 Bionic volta novamente a arrasar qualquer proposta do mercado, o que inclui o dominador desempenho do seu antecessor, o A14 Bionic.
Quanto à chegada ao mercado, ainda não há datas para a revelação oficial. Será um dado garantido, no entanto, que o primeiro smartphone a estrear este processador será o Samsung Galaxy S22 (bem como as suas variantes), que deverá ser apresentado no início de 2022.
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Outros artigos interessantes: