Se a chegada do OnePlus 9T já é posta de parte, a verdade é que outra versão ‘T’ fará parte do alinhamento da OnePlus para 2021. Falamos, como é óbvio, do OnePlus 9 RT, o novo smartphone da marca que candidato ao rótulo de flagship killer, que hoje nos deixa um ar de sua graça, através de um banco de testes.
A plataforma é o Geekbench 5, famosa plataforma de testes que é também uma referência no mercado, sendo que, não poucas vezes, nos deixa conhecer antecipadamente os detalhes dos mais mediáticos smartphones prestes a serem revelados. E nesse sentido, surgem hoje detalhes sobre o OnePlus 9 RT, nomeadamente sobre o processador.
OnePlus 9 RT vai incluir o principal processador Qualcomm de 2021
Enquanto muitos vinham prevendo que o OnePlus 9 RT seria praticamente uma cópia do OnePlus 9R, as informações de hoje vêm indicar que há mesmo a possibilidade de o novo modelo se superiorizar no que toca a performance. Segundo os dados revelados pelo Geekbench, a motherboard do novo OnePlus tem o nome de código “lahaina”, correspondente ao processador Snapdragon 888, o mesmo que equipa o OnePlus 9 e 9 Pro.
Isto quererá dizer que o OnePlus 9 RT será tão potente como os melhores smartphones de 2021, superiorizando-se ao OnePlus 9R, que chegou ao mercado com um processador Snapdragon 870, cuja motherboard tinha o nome “kona“.
Os resultados do dispositivo testado não são particularmente surpreendentes, mas cabe relembrar que correspondem a testes num protótipo, onde os resultados são historicamente inferiores ao produto final. Nesse sentido, os 818 pontos obtidos no teste single-core e os 3246 pontos obtidos nos testes multi-core acabam por estar mais próximos daquilo que vimos de outros smartphones testados com o Snapdragon 888 antes do seu lançamento.
Dados mais precisos e que praticamente confirmam que este será, de facto, o processador do Snapdragon 888, será a estrutura octa-core e as frequências de cada núcleo, com o mais potente a correr a 2.84 GHz, outros três núcleos de alta performance a 2.42 GHz e os quatro núcleos eficientes a 1.80 GHz.
Outros dados que este teste nos permitem aferir é que o protótipo testado utilizava uma configuração de 12GB de RAM e corre o Android 11. Curiosamente, os rumores vinham indicando que o OnePlus 9 RT seria o primeiro smartphone da OnePlus a chegar ao mercado com o Android 12, seguindo os passos do OnePlus 8T. No entanto, após o recente anuncio da OnePlus quanto à fusão dos sistemas OxygenOS e ColorOS, será interessante perceber como a empresa chinesa vai gerir a transição para o novo sistema unificado e qual o futuro do OxygenOS nos próximos meses até essa data.
Quanto a outros dados, várias fontes garantem que o OnePlus 9 RT chegará com uma câmara principal de 50MP Sony IMX766, a mesma utilizada nos OnePlus 9 e 9 Pro, bem como no OPPO Find X3 Pro. Mais detalhes deverão seguir nas próximas semanas conforme nos aproximamos do lançamento do novo terminal, que poderá ser exclusivo ao mercado chinês e indiano.
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Via. GSM Arena
Outros artigos interessantes: