A Apple apresentou esta segunda-feira os seus novos MacBook Pro 14″ e 16″. Após vários meses de rumores sobre o design e especificações dos novos computadores portáteis, a “empresa da maçã” aproveitou mais um evento online para impressionar, com a nova geração laptops que promete agitar o mercado em várias vertentes.
Ambos os novos modelos MacBook Pro 14″ e 16″ foram o principal destaque do evento Unleashed, que mais uma vez decorreu sem a presença de público. Apesar de acompanhados pelos novos AirPods 3 e HomePod mini, os computadores roubaram todas as atenções do público de forma categórica, com novidades entusiasmantes.
MacBook Pro 14″ e 16″ trazem um design que promete inspirar o mercado
Já vimos várias empresas praticamente extinguir as margens dos ecrãs dos seus portáteis, mas sempre com o sacrifício das câmaras frontais, que são normalmente alocadas junto ao teclado ou, em alguns casos, não chegam sequer a ser incluídas nesses modelos mais aventureiros.
A Apple não seguiu estas tendências e não quis abdicar de oferecer uma câmara e sensores de qualidade nos seus novos MacBook Pro, pelo que implementou aqui o tratamento “à iPhone X”, com um notch que vem alojar os sensores frontais, enquanto os ecrãs dos dois novos modelos se estendem a toda a largura e altura do painel. A Apple aproveitou o aumento do espaço para acomodar da melhor forma da sua mini-bar, sendo que o próprio sistema faz um ótimo trabalho em disfarçar a pequena “sobrancelha”.
O chassis, apesar de alguns novos pormenores, continua a ser distintamente o de um MacBook Pro, com uma construção em alumínio de alta qualidade e acomodando um teclado que cada vez mais se assemelha ao Magic Keyboard. Aliás, este teclado acaba por responder ao apelo dos fãs em eliminar a mal-amada Touch Bar, que é substituída por teclas de funções.
Não podemos deixar de denotar que um dos aspetos em destaque nos novos MacBook Pro 14″ e 16″ passa pela inclusão de uma panóplia de entradas laterais pensadas nos utilizadores profissionais. Ambos os modelos possuem três entradas USB-C Thunderbolt 4, uma entrada HDMI 2.1, um leitor de cartões microSDXC e uma entrada de áudio jack 3.5mm. E para complementar este alinhamento de entradas, há ainda o regresso do MagSafe, que será a principal forma de carregamento dos novos portáteis.
Habituados a uma qualidade de som superior à oferecida pela concorrência, os fãs da Apple não ficarão desiludidos com o novo sistema de som dos MacBook Pro 14 e 16, com seis altifalantes, que se dividem em dois tweeters e quatro woofers.
Apple M1 Pro e M1 Max vão dar que falar nos próximos tempos!
Não há dúvidas que uma das razões para o grande entusiasmo em torno do evento desta segunda-feira prendia-se com a versão “Pro” do Apple M1. Depois da estreia em 2020 do primeiro processador ARM da Apple desenhado para computador (e com resultados tão promissores…), tornou-se uma das questões mais discutidas entre os media no último ano: qual será o resultado de um processador Apple para computador pensado para a alta performance?
A resposta a esta questão está aqui. Após vários rumores de que veríamos um processador “Apple M1X”, a empresa de Cupertino volta a surpreender com dois modelos, nomeadamente o M1 Pro e o M1 Max.
Ambos os novos system-on-chip utilizam tecnologia do Apple M1 e elevam a sua contagem de núcleos e capacidades gráficas para todo um novo nível. Os dois chips utilizam um CPU de dez núcleos, com oito núcleos de alta performance e dois núcleos eficientes, com a tecnologia ARM big.LITTLE, bem como a Neural Engine de 16 núcleos. Ambos os processadores utilizam memória RAM unificada (LPDDR5-5500), com uma capacidade máxima de 32GB para a versão M1 Pro e 64GB para a versão M1 Max.
O principal ponto distintivo entre ambos os processadores passa pelo processamento gráfico. Enquanto o M1 Pro utiliza uma gráfica de 14 ou 16 núcleos, o M1 Max eleva os patamares de performance ao seu configurado com uma GPU de 24 ou 32 cores, tornando os novos MacBook Pro 14″ e 16″ nos mais poderosos modelos portáteis da Apple até à data.
Como será claro, tudo nos novos MacBook Pro é pensado para a velocidade e o armazenamento não é exceção. A Apple inclui aqui armazenamento SSD com uma versão base de 512GB e que pode chegar aos 8TB na sua configuração máxima, com velocidades de leitura de 7.4 GB/s.
Com todo este poder de fogo aliado às entradas disponíveis nos novos MacBook Pro 14″ e 16″, os utilizadores poderão beneficiar da utilização destes portáteis com até dois ecrãs 6K Pro Display XDR com o Apple M1 Pro, enquanto o M1 Max tem capacidade para três destes ecrãs e mais um com resolução 4K.
Ainda assim, os utilizadores não ficarão nada mal servidos sem um ecrã externo, especialmente considerando os novos ecrãs mini-LED que prometem causar sensação. Estas telas possuem um brilho máximo de 1600 nits (1000 nits em uso continuado), tirando partido dos 10.000 LEDs capazes de oferecer tons escuros ainda mais “verdadeiros” e beneficiando o contraste. Não esquecer que estes ecrãs tiram também partido da tecnologia ProMotion, com taxa de atualização 120Hz, tal como o iPad Pro 12.9 ou o iPhone 13 Pro.
Por fim, a autonomia continua a ser um ponto onde a Apple não desilude, sendo que o Apple MacBook Pro 14″ consegue atingir 17 horas de autonomia, sendo que a versão MacBook Pro 16″ eleva a fasquia para as 21 horas de utilização.
Os entusiasmantes números dos novos portáteis da Apple já estão a despertar o interesse dos fãs e já é possível fazer a encomenda de ambos os modelos em Portugal. A versão base do MacBook Pro 14″ começa nos 2.349 euros, enquanto a versão de 16 polegadas começa nos 2,849 euros, com as primeiras unidades a chegarem às lojas a partir do próximo dia 26 de outubro.
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Outros artigos interessantes: