A Intel está a preparar a chegada ao mercado dos novos processadores Alder Lake, que representam a 12ª geração de controladores da empresa norte-americana. Após cerca de três anos onde a Intel viu a AMD aproximar-se no que toca ao desempenho dos seus processadores e, inclusive, a superar a “equipa azul”, é agora a vez de ripostar em grande.
Nesse sentido, a Intel quererá apostar as fichas todas na 12ª geração de processadores Alder Lake, e segundo os resultados dos testes aos quais temos acesso hoje, há muito por onde ficar entusiasmado.
Intel Core i5-12400 supera concorrência da AMD
Nos testes que surgem em antecipação ao lançamento dos novos processadores Intel, é possível constatar que o processador testado será o Intel Core i5-12400. Este será o gama-média acessível da marca e terá a desvantagem de não poder ser acelerado para além da configuração de fábrica, contrariamente a processadores desbloqueados com terminologia ‘K’ (como o Core i9-12900K, Core i7-12700K ou o Core i5-12600K).
Este processador utiliza uma configuração de seis núcleos e 12 threads, sendo todos seis núcleos do tipo Golden Clove (núcleos de alta performance). Contrariamente a alguns modelos Alder Lake, o i5-12400 não possuirá núcleos eficientes como Gracemont nem beneficiará da tecnologia big.LITTLE. Segundo o teste no CPU-Z, este processador conseguirá manter um desempenho estável a 4.00GHz em todos os núcleos em simultâneo, sendo que a potência máxima em single-core é de 4.4 GHz.
Segundo a mesma plataforma, o Intel Core i5-12400 consegue mesmo obter resultados similares a processadores topo de gama como o Core i7-11900K ou o AMD Ryzen 9 5900X (inclusive, superando este último), sendo que no Cinebench foi possível constatar que o novo processador da Intel se consegue superiorizar ao seu principal concorrente, o processador AMD Ryzen 5 5600X.
Ainda que os testes sintéticos sejam meramente indicadores das possíveis capacidades deste processador, a verdade é que as perspetivas com a nova geração Alder Lake são boas. A Intel deverá revelar os seus três processadores desbloqueados já mencionados acima (i9-12900K, i7-12700K e i5-12600K) no próximo dia 4 de novembro, onde ficaremos com uma ideia das capacidades dos processadores dedicados à performance. Já a restante gama não tem ainda data de apresentação oficial.
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Outros artigos interessantes: