A décima segunda geração de processadores da Intel, com o nome de código Alder Lake, vai trazer para o mercado x86 uma abordagem híbrida ao design que juntará núcleos de alto desempenho a núcleos focados na eficiência energética para oferecer um desempenho superior num formato reduzido.
Em busca do seu lugar dominante no mercado, a Intel tentará colocar nas mãos dos utilizadores processadores capazes de rivalizar com a concorrência. Para já, e através dos resultados de benchmark que apareceram pela internet, sabemos que a nova geração Alder Lake terá um desempenho cerca de 50% superior à geração anterior.
Mais concretamente, o i5-12600K aparece no CPU-Z com resultados single-threaded na ordem dos 773 pontos, ao passo que o desempenho em tarefas que recorrem a múltiplos núcles bate os 7220 pontos. Comparativamente ao i5-11600K da geração passada, estamos a falar de ganhos de 22.1% na performance de núcleo único e 52.1% nas tarefas multi-threaded.
Intel aposta nos Alder Lake para reconquistar os utilizadores de PC
Apesar da frieza dos números apontar para um salto evolutivo considerável, vale a pena destacar que o i5-11600K é um processador Rocket Lake com 6 núcleos e 12 threads, enquanto o Alder Lake i5 12600K oferece 10 núcleos e 16 threads.
Mesmo assim, a julgar por este benchmark, podemos esperar que Alder Lake seja realmente uma proposta mais interessante do ponto de vista do desempenho e da eficiência, aproximando a Intel da concorrência na recuperação da sua fatia de mercado.
Se olharmos para o outro lado da barricada, a AMD tem no mercado o Ryzen 7 5800X com 8 núcleos e 16 threads, com resultados de 640 e 6580 no CPU-Z, valores ligeiramente abaixo deste novo i5 12600K. Falta agora saber como é que este CPU da Intel vai responder em cenários da vida real, parecendo para já certo que promete muito a julgar pelos testes sintéticos.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: