O Google Maps continua a ser a mais popular e mais completa aplicação de navegação, tanto entre utilizadores Android como iOS.
Agora, através de uma publicação onde abordaram as suas intenções para ajudar a reduzir a pegada de carbono dos seus utilizadores, a gigante de Mountain View revelou uma nova funcionalidade que chegará em breve ao Google Maps.
Google Maps vai passar a mostrar quais as rotas mais económicas
Para ajudar os condutores a reduzir a sua pegada de carbono o Google Maps passará a apresentar indicações sobre as rotas mais eficientes.
Obviamente, quanto menos combustível for consumido durante uma viagem, menor será a pegada de carbono. Consequentemente, quando menos combustível o teu carro queimar, mais dinheiro vais poupar.
De acordo com as estimativas apresentadas pela empresa, ao oferecer rotas mais eficientes aos utilizadores do Google Maps, vão conseguir evitar pelo menos um milhão de toneladas de carbono que vai para o ar todos os anos.
Caso estas estimativas se verifiquem, é o equivalente a sensivelmente tirar das estradas 200 mil carros e camiões.

Tal como já se tornou habitual com as implementações de novas funcionalidades, os utilizadores nos Estados Unidos terão acesso antecipado (a partir de hoje). Já os utilizadores na Europa, deverão começar a receber a nova funcionalidade a partir do próximo ano.
Para já a Google não revelou detalhes sobre como calculam o grau de eficiência de cada rota, mas provavelmente têm em consideração informações topográficas, como os níveis de inclinação de cada estrada. Além disso, deverão também considerar os níveis médios de congestionamento, assim como presença de sinais de trânsito que possam resultar em imobilizações constantes do veículo.
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Outros artigos interessantes: