A forma como os clientes fazem suas decisões de compra é essencial para que possamos entender a melhor maneira de influenciá-los.
Por mais que existam quase que infinitos jeitos de compreender esse momento de escolha, o mais completo e certeiro para entender essa linha de pensamento é com a economia comportamental.
Unindo questões econômicas e psicológicas em uma única estratégia, essa é a chave para que você consiga compreender cada vez mais o seu cliente e, por consequência, influenciá-lo!
Venha conhecer tudo o que precisa sobre a economia comportamental para que possa utilizá-la em sua empresa!
O que é a Economia Comportamental?
Assim como mencionamos, a economia comportamental é uma área do marketing que se une a psicologia a fim de entender a relação entre o comportamento do cliente e a tomada de decisão.
A ideia por trás desse estudo é compreender a linha de raciocínio que leva os clientes a fazerem uma escolha, para que assim possamos influenciar esse momento de decisão.
Esse é um campo do conhecimento que vem se desenvolvendo com mais força nos últimos 30 anos, sendo fortemente influenciado pelo avanço tecnológico. Isso porque, com o grande aumento na oferta de opções e concorrentes, as empresas precisaram buscar por novas maneiras de atrair e converter os consumidores.
Desse modo, pense no que te faz escolher entre o produto X ou Y? Ou o que te faz comprar da marca A e não da B?
São essas respostas que a economia comportamental busca encontrar!
De acordo com estudos realizados pela Behavioral Economic, calcula-se que, dentre as mais de 35 mil decisões diárias que um ser humano adulto toma diariamente, apenas 30% delas são racionais. De modo que os 70% restantes são controlados unicamente pelo emocional.
Essa é a chave para entender o funcionamento e importância da economia comportamental. Ela vai se prender a estudar e influenciar esses 70% emocionais de modo a conseguir convencer o seu cliente de que você é a escolha certa.
A Economia Comportamental e a heurística
Uma palavra que anda sempre de mãos dadas com a economia comportamental é a heurística. Isso pelo simples motivo de que esses são conceitos muito próximos, dos quais ambos trabalham com a relação entre o emocional humano e a tomada de decisão.
Ainda que bem próximos, esses conceitos não podem ser confundidos ou associados como sinônimos, afinal eles abrangem características diferentes.
A heurística é entendida como o piloto automático do nosso cérebro, a qual é treinada com o tempo para nos ajudar a realizar ações sem precisar pensar, evitando o desgaste e esforço da nossa mente.
Ela se junta a economia comportamental uma vez que é impulsionada pelas emoções.
Para entender melhor, pense que você deseja comprar um livro novo. Para isso, você acessa sua livraria virtual de costume e compra uma nova edição.
Nesse simples processo conseguimos unir os dois conceitos. Foi a heurística que direcionou você diretamente ao seu site de confiança, sem que sequer tenha cogitado pesquisar por outra opção. E isso se deu porque você confia nessa plataforma, de modo que a economia comportamental te estimulou a tornar aquela página sua primeira escolha.
Como a Economia Comportamental funciona?
Por se tratar de emoções, a economia comportamental funciona com base no que chamamos de gatilhos mentais.
Eles são estratégias de persuasão que influenciam o nosso cérebro através de emoções direcionadas. Parece confuso, mas na verdade é bem simples.
Quando se está em um site e um cronômetro de ofertas é acionado, você se sente ansioso e uma sensação de urgência para realizar a compra cresce dentro de você, certo? Isso é um gatilho mental.
Ele vai contribuir para que os seus clientes sintam a necessidade de consumir, sempre influenciados por suas emoções.
Assim, vamos te mostrar 7 gatilhos mentais que contribuem para a economia comportamental. Caso queira entender como aplicá-los e saber mais sobre o tema, acesse esse conteúdo que selecionamos especialmente para você. Basta clicar aqui!
- O poder do “grátis”
- Provas sociais
- Gatilho de escassez
- Medo da perda
- Gatilho da propriedade parcial
- Gatilho do enquadramento
- Gatilho da ancoragem
Conclusão
A Economia Comportamental é uma estratégia muito importante para quem busca conquistar e fidelizar mais clientes.
Não é de hoje que sabemos que o conhecimento é a coisa mais poderosa que existe no mundo do marketing digital. Desse modo, use essa economia para conhecer seu consumidor e entender o que ele precisa e, é claro, como ofertar isso da maneira mais tentadora possível!
Outros artigos interessantes: