O ator William Shatner, que interpretou o Capitão Kirk na série de culto Star Trek, tornou-se o mais velho humano a ir ao espaço. Shatner, de 90 anos, embarcou hoje a bordo da nave New Shepperd, da Blue Origin do multimilionário Jeff Bezos.
O autor e os outros três tripulantes fizeram um voo de 10 minutos que ultrapassou a linha de Karman, internacionalmente definida como o limite da atmosfera. Aos 90 anos, Shatner tornou-se a mais velha pessoa a ir ao espaço. Durante quatro minutos, a tripulação experimentou a ausência de gravidade e apreciou a curvatura da terra.
Desde que foi conhecida a sua participação no voo da New Shepperd, William Shatner tem estado ativo nas redes sociais e nos media norte-americanos. Sempre bem disposto, afirmou na sua participação na Comic Con de Nova York, onde conta com uma verdadeira legião de indefetíveis de Star Trek, que tem medo da viagem: “Ponho-me a pensar. Vou subir num fogetão e o nosso melhor palpite é que deve dar certo? Eu estou aterrorizado. Eu sou o Capitão Kirk e estou aterrorizado”, brincou.
Esta não foi a primeira vez que Wiliam Shatner foi falado para ir ao espaço. Em 2013, o dono da Virgin Galactic, Richard Branson, terá convidado o ator para ir ao espaço na sua nave. A missão realizou-se este verão, mas sem o Capital Kirk a bordo.
Branson diss então que o ator tinha medo de voar, o que agora se provou não ser verdade. William Shatner, por sua vez, revelou a recusa porque o multimilionário queria que pagasse o voo do seu próprio bolso: “Ele quis que eu fosse e pagasse e eu disse-lhe ‘escuta, se quiseres pagas-me e eu vou lá acima. Arrisco a minha vida por uma pipa de massa’, mas ele não aceitou a oferta”.
A participação de William Shatner num voo espacial é uma grande operação de marketing. O ator canadiano tornou-se mundialmente conhecido ao interpretar o papel do capitão James T. Kirk na série Star Trek. A série estreou-se nos Estados Unidos a 8 de setembro de 1966 e durou apenas três temporadas. Mas os filmes que se lhe seguiram foram grandes sucessos e a série foi desde então reposta em todo o mundo frequentemente, o que gerou um fenómeno mundial de fãs indefetíveis da série, os Trekkers.
“Beam me up, Scoty” é talvez a mais icónica das frases do capitão Kirk, e é dita quando quer ser teletransportado de regresso à USS Enterprise.
Outros artigos interessantes:
- Turismo espacial: Elon Musk não tirou os pés do chão mas ganhou a corrida
- Blue Origin levou Jeff Bezos ao espaço! CEO da Amazon já aterrou no Texas
- 360º: a Estação Espacial Internacional como nunca a viu