Quando pensamos no mundo digital e em como ele vem revolucionando o modo que vivemos, agimos e compramos, é fácil cair em clichês e pensar apenas na facilidade de se consumidor com os e-commerces.
Contudo, para que possamos usufruir desse mundo cheio de possibilidades devemos ir além e enxergar o que está por trás dessa tendência.
Com isso em mente, chamamos atenção para o ZMOT (Zero Moment of Truth), ou na tradução, Momento Zero da Verdade.
Simples de ser entendido, esse é o nome dado a uma nova forma de se olhar a jornada de compra dos consumidores. Focando em seu modo de agir e maneiras de influenciar o comportamento do público, o ZMOT nos ensina as milhares de oportunidades que o mundo digital oferece.
Para saber mais sobre esse momento da verdade e entender seu funcionamento, continue conosco.
O que é o ZMOT
Descoberto recentemente, em pesquisa realizada pelo Google e pela Shopper Sciences, o ZMOT é um momento de avaliação que antecede uma decisão de compra.
Simplificando, o Momento Zero da Verdade se refere àquele período que passamos explorando a internet para saber se iremos ou não comprar algo.
Talvez você esteja se perguntando porque esse assunto merece tanto destaque quanto estamos dando a ele, e para isso há uma explicação simples: o ZMOT é o presente e o futuro do marketing!
Não precisamos ir longe para entender o tamanho desse Momento da Verdade, basta pensar em uma compra cotidiana que deseja fazer. Quando uma necessidade surge, é mais do que natural que recorramos aos buscadores online antes de qualquer coisa.
O famoso “dar um Google” ganha outras proporções quando visto da perspectiva do ZMOT, uma vez que passa a ser um momento de oportunidades para as empresas.
Os 4 Pilares do ZMOT
Na pesquisa que mencionamos anteriormente, a ideia era que a seguinte pergunta fosse respondida: o que as pessoas fazem antes de comprar?
Com base em entrevistas com clientes de mais de 5 mil empresas, a resposta a que se chegou é que os consumidores costumam seguir 4 comportamentos recorrentes durante o ZMOT, os quais são nomeados de Pilares.
E antes de conhecer cada um deles, deixamos como dica um conteúdo no qual verá mais detalhes sobre como implementar o ZMOT na sua empresa. Basta acessá-lo aqui!
Ranqueamento orgânico
O ranqueamento orgânico nos buscadores online é o pilar referente ao exemplo do “dar um Google” que comentamos.
Assim como nós, a grande maioria dos clientes também usam essas plataformas para pesquisar antes de qualquer compra. Entretanto, o que poucos sabem é que esse público tem o costume de manter sua exploração somente entre os 3 primeiros links ranqueados.
Como a Smart Insights nos mostra, os valores médios de cliques por posição no Google são:
- 34% para o 1° ranqueado
- 17% para o 2° ranqueado
- 11% para o 3° Ranqueado
Na prática, isso significa que quanto mais baixo você estiver no ranqueamento destes buscadores, menores são as chances dos clientes te acharem e comprarem da sua empresa.
Para usufruir desse pilar, invista em estratégias como SEO e Marketing de Conteúdo. Com elas você será capaz de ganhar algumas posições.
Tabelas comparativas
Outro ponto que chamou a atenção dos pesquisadores é que a grande maioria dos clientes usam a internet em busca de tabelas ou listas comparativas entre produtos semelhantes.
Isso pelo motivo de que, com a grande oferta de produtos do mercado, eles procuram encontrar sempre a melhor opção.
Ao oferecer essas tabelas dentro da sua empresa você não apenas ganha alguns pontos de CX com os clientes, como os ajuda a seguir na jornada de consumo.
Avaliações online
Para entender as avaliações é fácil, afinal quem nunca pediu a opinião de um amigo ou parente antes de consumir?
A questão aqui é que esse marketing boca a boca migrou para a internet e hoje as pessoas confiam mais na opinião de estranho online do que daqueles à sua volta.
E isso é uma questão séria para quem quer se aproveitar do marketing digital, afinal mais de 86% dos clientes buscam por tais reviews antes de consumirem qualquer coisa, e 57% deles compram apenas se as avaliações forem entre 4 e 5 estrelas, de acordo com a Bright Local.
Cupons de desconto
Por fim, chegamos ao pilar mais óbvio de todos, o dos cupons!
Chamamos ele de óbvio por não ser novidade que os consumidores gostem de buscar por ofertas e vales que os beneficiem financeiramente. O ponto é que hoje, com a internet, essa busca se torna muito mais intensa, fazendo com que as pessoas passem em média 2 horas semanais apenas procurando por ofertas.
Assim, disponibilizar cupons na sua empresa é o empurrão final para convencer o cliente.
Conclusão
O ZMOT é mais do que uma simples fase da jornada de consumo, mas uma oportunidade quase infinita de encontrar e converter clientes.
Utilize desse momento da verdade para se adaptar ao comportamento do consumidor moderno e usufruir de seus benefícios.
Outros artigos interessantes: