A Google anunciou que o Youtube vai remover todos os conteúdos de desinformação sobre vacinas vai ser removido da rede social.
De acordo com um post oficial, vai ser removido, “especificamente, o conteúdo que alegue de forma falsa que as vacinas aprovadas são perigosas e que causam efeitos crónicos na saúde; alegue que as vacinas não reduzem a transmissão ou a contração da doença ou que contenha informações incorretas sobre as substâncias contidas nas vacinas, será removido. Isto inclui conteúdo que afirme falsamente que as vacinas aprovadas causam autismo, cancro ou infertilidade, ou que as substâncias nas vacinas podem rastrear quem a recebe. As nossas políticas não cobrem apenas imunizações de rotina específicas, como para sarampo ou hepatite B, mas também se aplicam a declarações gerais sobre vacinas”.
No post assinado por Neal Mohan, Chief Product Office do YouTube é afirmado que “as vacinas, em particular, têm sido uma fonte de debates ferozes ao longo dos anos, apesar da orientação consistente das autoridades de saúde sobre a sua eficácia. Hoje, a Google está a expandir as suas políticas de desinformação médica no YouTube com novas diretrizes sobre as vacinas atualmente administradas que são aprovadas e confirmadas como seguras e eficazes pelas autoridades de saúde locais e pela OMS”.
Google combate as fake news
As Regras da Comunidade do YouTube já proíbem certos tipos de desinformação médica. Há muito que a Google remove conteúdo que promove remédios prejudiciais, tais como, dizer que beber terebintina pode curar doenças.
No início da COVID-19, a empresa baseou-se nestas políticas quando a pandemia chegou e trabalhou com especialistas médicos para desenvolver 10 novas regras em torno da desinformação médica e a COVID-19.
Desde outubro de 2020, mais de 130.000 vídeos foram removidos por violarem as políticas COVID 19 relativas à informação sobre vacinas.
A Google também aumentou o conteúdo com informações de alta qualidade para pessoas que pesquisam por conteúdo relacionado com o coronavírus e disponibilizou painéis de informação localizados sobre vacinas que foram vistos milhares de milhões de vezes.
Outros artigos interessantes: