Possivelmente, você já deve ter visto nalgum lugar algum brinquedo eletrônico que lança bolinhas para cachorros, assim como fontes automáticas para gatos. Ainda que “novo”, o mercado pet tem comprovado que não só a vida de nós, humanos, está sendo facilitada com o avanço da tecnologia. Com produtos que vão desde lazer até monitoramento da saúde e segurança de nossos bichinhos, a área promete se expandir a ponto que quase todas as necessidades de nossos animais sejam sanadas de forma mais tecnológica.
Além dos mais conhecidos, novos brinquedos para entretenimento e exercício dos nossos animaizinhos foram apresentados. Os tradicionais lançadores de bolas ganharam novas versões, que controlam o tempo certo para que seu cachorro vá atrás delas, sem que se sobrecarregue, ou que ela vá muito longe, assim como as tradicionais bolinhas para gatos, que hoje são projetadas para não realizar movimentos que causem desinteresse nos bichanos e ainda os estimule a satisfazer seus instintos naturais – de perseguição e captura.
Mercado pet na área da saúde
Para os pais mais antenados, a gama de aplicativos para o mercado pet vai além dos anteriormente citados. Hoje contamos com canais de vídeos, com programação totalmente pensada na distração e no entretenimento dos animais, visando a redução do stresse quando os tutores estão fora de caso. Há também, apps de “namoro”, onde quem pretende encontrar outro animal para cruzá-los tem essa facilidade, além das opções de transporte e hospedagem pet, onde usuários podem classificar motoristas e locais, facilitando a pesquisa de um local – e de pessoas – de confiança para receber e transportar com segurança nossos animais.
Segurança e monitoramento com dispositivos eletrônicos
Entre os produtos que mais vêm ganhando destaque no mercado pet, estão as coleiras e tags com localizadores, além dos chips que podem ser implantados em nossos bichinhos. Na primeira opção, tanto marcas gigantes, quanto novos empreendedores, vêm apostando nos objetos que emitem sinais de GPS diretamente para o celular do dono do animal, evitando que a fuga do animal se transforme em uma dor de cabeça ainda maior.
A tag pode ser considerada uma evolução das plaquinhas antigas, em que nome e telefone do dono eram gravados, e com o plus de que quem encontra um bichinho com uma dessas tem maior facilidade de encontrar seus donos. A leitura dos dados é feita por QR Code, que pode ser aberto diretamente da câmera da maioria dos smartphones. Esse sistema também emite sinais para o celular do dono, que pode monitorar a localização de seus bichinhos pelo app próprio do fabricante.
Já para quem opta pelos chips de localização o monitoramento não é muito diferente, porém apenas os donos recebem informações de onde estão seus bichinhos. O bom desse método é que sua aplicação é quase indolor para o animal – e deve ser feita em clínicas ou pet shops especializados – e está livre do risco de que o dispositivo se desprenda do corpo do animal, ou seja, a chance de que o seu animal de estimação volte para casa são e salvo é extremamente alta.
Em suma, é interessante notar como quase todas as necessidades dos animais, assim como as nossas, podem ser atendidas por dispositivos e periféricos tecnológicos. Defendemos sempre que novas opções devem ser usadas para facilitar nossas vidas, e vemos agora que as de nossos bichinhos também podem ser contempladas com essa facilidade. Os donos devem sempre procurar mais opções que possam complementar a rotina de cuidado e carinho com os seus “pets”.
Outros artigos interessantes: