A primeira edição da Summer School da Huawei juntou em Lisboa 27 jovens de todos os Estados-membros da União Europeia para disturir o papel da mulher na era da digitalização da sociedade.
A Summer School for Female Leadership in the Digital Age permitiu que ao longo de uma semana, o grupo de estudantes, composto por jovens com formações desde Direito até Economia, passando por Relações Internacionais ou Gestão de Empresas, entre outras, tenha tido a oportunidade de participar no vasto conjunto de atividades de formação, cultura e lazer incluído no programa da Summer School da Huawei, pensado para debater questões relacionadas com a igualdade do género e o papel das mulheres nesta era da digitalização da sociedade e respectivos agentes económicos.
As 27 participantes foram eleccionadas entre mais de 1200 candidaturas por um júri presidido pela Eurodeputada Maria Manuel Leitão Marques.
“A lançar sementes para criar as líderes do futuro”
André de Aragão Azevedo, Secretário de Estado para a Transição Digital, sublinhou, na sessão de abertura da Summer School for Female Leadership in the Digital Age, que “estamos a lançar as sementes para criar as líderes do futuro”, afirmação corroborada por Vanda Jesus, Directora Executiva do Portugal Digital que, durante a sua intervenção, aproveitou para acrescentar que “tomar a linha da frente é o primeiro passo” para consolidar o papel das mulheres na sociedade do século XXI.
Também presente na Summer School da Huawei, a Eurodeputada portuguesa Maria da Graça Carvalho fez questão de frisar que “a transição digital está em marcha e terá um efeito profundo nas nossas vidas”. “Precisamos de mais especialistas nas áreas do digital”, pelo que, disse ainda, o sexo feminino “não pode abandonar a área digital, tendo em conta que é um sector muito promissor”. “A tecnologia também é para as mulheres”, rematou Maria da Graça Carvalho.
Summer School da Huawei debate “questões determinantes”
Para Diogo Madeira da Silva, a 1.ª edição da Huawei Summer School for Female Leadership in the Digital Age “reforça o posicionamento de Portugal dentro da própria Huawei, associando o nosso país, de forma indelével, ao arranque de um dos mais importantes projetos da empresa a nível regional”. O Head of Public Affairs & Communications da Huawei Portugal refere ainda que “esta iniciativa trouxe para a agenda e pôs em debate questões que se devem assumir como determinantes para uma sociedade que se quer evoluída e sobretudo inclusiva”.
Em conferências, masterclasses e workshops subordinadas a temas como “Emerging technologies? Not without inclusivity!”, “Global order: Leading with purpose for a sustainable, inclusive world”, “Wake up, you live in the digital”, era entre outros, marcaram presença personalidades de reconhecido mérito nacional e internacional, que partilharam o seu conhecimento e experiência com a audiência. A summer School da Huawei pretendeu não só reconhecer o imenso potencial do talento feminino no âmbito das Tecnologias de Informação e Comunicação, mas também apoiá-lo de forma proativa, capacitando a nova geração a liderar a revolução tecnológica.
A Summer School for Female Leadership in the Digital Age integra o programa da Huawei “Seeds for the Future” (que decorre em Portugal desde 2015) e representa o compromisso da empresa de incentivar a inclusão digital, no intuito de criar um mundo onde o empoderamento do género feminino ultrapasse a mera participação das mulheres e as inclua efetivamente nos ciclos de decisão e liderança.
Para mais informações sobre a 1.ª edição do Summer School for Female Leadership in the Digital Age, pode consultar o site oficial em https://www.europeanleadershipacademy.eu/.
Outros artigos interessantes:
- Atualização e software revoluciona Huawei Watch 3 Series
- Solução de segurança Sophos Mobile ganha nova versão
- Comportamento do Consumidor: Como Influenciar o Cliente Moderno?