A Google proporcionou ao mercado tecnológico um primeiro olhar sobre os seus novos Pixel 6 e Pixel 6 Pro em agosto, onde foi revelado o design para ambos os dispositivos, bem como o processador que os vai equipar e até o alinhamento das câmaras.
Hoje vimos falar sobre o processador. Como já é bem sabido, o novo par de smartphones será equipado pelo Google Tensor, processador pensado e desenhado pela Google e que será fabricado pela Samsung. Pois bem, esta segunda-feira podemos conhecer os primeiros detalhes sobre o Tensor, através de um famoso banco de testes.
Passagem do Pixel 6 Pro pelo Geekbench revela configuração interessante do Google Tensor
A curiosidade sobre o novo processador da Google é muita, já que a empresa deverá personalizar este chip conforme as suas necessidades para os novos smartphones. Este será um processador com grande foco no processamento de imagem e na inteligência artificial, mas também deverá garantir um desempenho de respeito, já que a Google pretenderá que os seus smartphones acompanhem os restantes topo de gama do mercado.
Assim, uma unidade protótipo do Google Pixel 6 Pro foi recentemente apanhada no Geekbench 5, onde revela resultados que, apesar das baixas pontuações, nos dão a conhecer a estrutura do processador Google Tensor.
Aproveita: O Pixel 4a ainda possui a melhor câmara dos gama-média em 2021!
Olhando ao CPU, é possível constatar que os quatro núcleos de alta performance são divididos em duas duplas. Os mais recentes processadores de ambas Qualcomm e Samsung possuem esta distinção com um núcleo Cortex-X1 em destaque face aos restantes como forma de aumentar o desempenho single-core, mas parece improvável que a Samsung, que vai fabricar o Tensor, tenha condições para permitir a Google utilizar dois Cortex-X1 no mesmo processador.
Assim, as várias fontes garantem que estaremos aqui na presença de quatro núcleos Cortex-A78, sendo que dois deles correm a uma frequência de 2.80 GHz, enquanto o segundo par corre a uma frequência de 2.25 GHz. Para uma melhor gestão da bateria, temos também quatro núcleos eficientes Cortex-A55, a correr a uma frequência de 1.80 GHz. Já a GPU é a Mali-G78, a mesma utilizada no Exynos 2100 dos Samsung Galaxy S21.
No teste é ainda possível reparar que o Pixel 6 Pro terá uma versão com 12GB de RAM e chegará com o Android 12, tal como a própria Google tem aproveitado para promover os smartphones. Quanto aos resultados do teste, que são bem abaixo do que se pode esperar de um processador topo de gama em 2021, cabe alertar que esta é uma unidade de pré-produção, pelo que será quase certo que a pontuação no Geekbench seja outra na versão final.
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Fonte: Geekbench
Outros artigos interessantes: