Já há muito tempo que ouvimos falar da possibilidade de sair uma nova lei na Europa que passará a obrigar fabricantes a utilizar uma entrada de carregamento universal, USB-C. Obviamente, essa lei iria trazer grandes dores de cabeça à Apple, que continua a utilizar a entrada Lightning nos seus dispositivos.
Recentemente novas informações surgiram sobre esta lei e parece que vai mesmo para a frente, o que preocupa a Apple. De acordo com a proposta da União Europeia (ainda não é final), as fabricantes terão até 24 meses para fazerem a transição para o referido “adaptador universal”.
“Nós continuamos preocupados que uma regulação restrita obrigue à utilização de um único tipo de adaptador, inibindo inovação, em vez de a encorajar, o que irá prejudicar os consumidores na Europa e no resto do mundo”, disse um representante da Apple.
Considerando as possíveis datas apresentadas pela nova regulação, é possível que o iPhone 14 que será lançado em 2022 continue a ter a entrada Lightning, mas o modelo de 2023 (iPhone 15) pode já chegar com entrada USB-C.
Apple poderá ter “opção” para não colocar USB-C no iPhone 15
Ainda que a nova regulação europeia tenha como principal objetivo influenciar as fabricantes de smartphones para utilizarem uma única entrada de carregamento, parece que a Apple poderá acabar por ter uma opção alternativa.
De acordo com Thierry Breton – internal market commissioner da União Europeia – “se a Apple quiser continuar a utilizar a sua própria entrada, vão ter a possibilidade de o fazer. A regulação não é contra a inovação, mas sim para ajudar a tornar a vida dos cidadãos um pouco mais simples”.
Considerando que, uma das motivações desta regulação é ajudar a reduzir a quantidade de lixo criado por produtos eletrónicos, a Apple parece ter a resposta perfeita para conseguir um “cartão verde” nesta situação.
“Nós partilhamos o mesmo nível de dedicação da Comissão Europeia para a proteção do ambiente e já somos neutros em carbono para todas as nossas emissões a nível mundial, e até 2030 todos os produtos Apple também o serão”, disse a Apple em comunicado oficial.
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Outros artigos interessantes: