A Apple revelou esta semana a sua nova linha de smartphones topo de gama, com os iPhone 13 Pro e Pro Max a destacarem-se como os dois melhores terminais da empresa da maçã em 2021.
Com estes smartphones foi também estreado o Apple A15 Bionic, novo processador que possui uma ligeira diferença entre as versões Pro e Pro Max e as restantes versões. Enquanto iPhone 13 e 13 mini utilizam uma GPU 4-core (quatro núcleos), ambos iPhone 13 Pro e Pro Max possuem uma superior GPU 5-core (cinco núcleos), o que, em teoria, deve garantir a esta dupla um desempenho superior a nível gráfico.
Pois bem, um alegado protótipo do iPhone 13 Pro foi testado no Geekbench 5 e os resultados são esclarecedores quanto ao salto geracional face ao iPhone 12 Pro.
Com a GPU 5-core do A15 Bionic, nenhum terminal supera o iPhone 13 Pro
O teste do Geekbench 5 correu através da API Metal e o iPhone 13 Pro atingiu uns impressionantes 14,216 pontos. Este resultado é especialmente interessante quando comparado com os 9,123 pontos obtidos pelo iPhone 12 Pro com o processador A14 Bionic e uma GPU 4-core, já que representa uma melhoria de 55% no desempenho gráfico.
Aproveita: Apple iPhone XR por apenas 369€ e portes grátis!
A Apple não revelou ainda quais as configurações de memória dos novos iPhone 13, mas podemos confirmar por este teste que o iPhone 13 Pro chega com 6 GB de RAM, a mesma que o iPhone 12 Pro.
Infelizmente, este foi o único teste divulgado, não sendo ainda conhecidas as capacidades deste processador a nível de CPU. Também são ainda desconhecidas as capacidades da versão do A15 Bionic com GPU 4-core, já que não foi divulgado qualquer teste aos iPhone 13 e 13 mini.
Aquando a apresentação dos iPhone 13 Pro e Pro Max, a Apple fez questão de referir que o A15 Bionic com GPU 5-core é o processador mais potente alguma vez instalado num smartphone, com um desempenho gráfico 55% superior ao melhor processador da concorrência. E julgando pelos resultados deste teste, há bons motivos para acreditar nestas declarações.
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Via: MacRumors
Outros artigos interessantes: