TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

iPhone 13 é oficial! Apple reduz a “notch” e traz ProMotion

Eduardo Silva por Eduardo Silva
14/09/2021 - Atualizado a 04/03/2022
Em Apple, Notícias

A Apple apresentou esta terça-feira os novos iPhone 13 num evento online onde foram também revelados os novos Apple Watch Series 7, iPad mini 6 e iPad 10.2. Tal como no iPhone 12, a nova geração de smartphones da Apple é novamente composta por quatro dispositivos, nomeadamente os iPhone 13 e 13 mini, bem como os iPhone 13 Pro e Pro Max.

As quatro novas variantes, para além do alinhamento coincidente com os seus antecessores, herdam também muitas características vistas em 2020. Aliás, torna-se claro que o iPhone 13 é um aperfeiçoamento do trabalho da Apple com o iPhone 12, estando aqui a solidificar os seus pontos fortes e a limar arestas para mais um ano num mercado competitivo.

Assim, entre os destaques do iPhone 13, vamos passar tanto pelo design, como pelas novidades técnicas ao nível de processador e câmaras, sem deixar de analisar os preços dos novos smartphones da Apple.

Design do iPhone 13 não está muito longe do iPhone 12

Iphone 13

Para aqueles que esperavam um novo design para a nova geração de smartphones da Apple, há más notícias. O iPhone 13 e as suas variantes trazem um design muito idêntico ao iPhone 12, mantendo um aspeto retro moderno e inspirado nas linhas do iPhone 4.

Isto não é, de todo, um ponto negativo. Este desenho acaba por se destacar das restantes propostas do mercado e continua a ser muito apreciado pelos fãs da empresa da maçã, especialmente pela robustez que transmite. A resistência foi pensada no seu desenvolvimento, com os novos iPhone 13 a receberem proteção Ceramic Shield nos seus ecrãs e certificação IP68.

Além do design, há também que elogiar a construção. Afinal, ambos iPhone 13 e 13 mini chegam com uma combinação de vidro e alumínio na sua estrutura, enquanto os iPhone 13 Pro e Pro Max, representando a melhor imagem da empresa, utiliza na sua estrutura aço inoxidável.

Iphone 13

Nesta estrutura, seja ela de alumínio ou aço inoxidável, todas as versões do iPhone 13 mantêm as mesmas saídas e entradas, bem como os mesmos botões e linhas de antena. Há, no entanto, ligeiros retoques que merecem atenção.

A começar pelas câmaras, apenas de não se denotarem diferenças nas versões Pro e Pro Max, é visível que o alinhamento vertical dos dois sensores fotográficos de ambos iPhone 12 e 12 mini passam a estar na diagonal nos novos iPhone 13 e 13 mini.

Já pela frente, podemos encontrar um notch que finalmente foi ligeiramente reduzido, o que ajudará a fazer um melhor aproveitamento do ecrã. Ainda assim, pode-se criticar a Apple por manter esta característica do design, numa altura em que as marcas do mercado Android já se aventuram até nas câmaras por baixo do ecrã.

Mais potência com o Apple A15 Bionic e mais suavidade nos ecrãs

Iphone 13 pro

O notch reduzido em 20% será interessante para os utilizadores, mas não é a única parte importante dos novos ecrãs. Afinal, após anos de espera, os fãs da Apple finalmente terão acesso a uma taxa de atualização superior nos seus smartphones, já que ambos iPhone 13 Pro e Pro Max chegam com ecrãs LTPO OLED, com 6.1 e 6.7 polegadas (respetivamente) e tecnologia ProMotion, capaz de atingir os 120Hz de taxa de atualização e brilho máximo de 1200 nits.

Com uma taxa de atualização superior, as versões Pro tirarão melhor partido de todo o poder do novo Apple A15 Bionic (especialmente nas sessões de jogo), que segundo a Apple leva agora uma vantagem de 50% melhor desempenho no GPU face à concorrência e de 30% na GPU. Este processador continua a utilizar o processo de 5 nm da TSMC e uma configuração de dois núcleos Firestorm (alta-performance) e quatro núcleos Icestorm (alta-eficiência)

Ambos iPhone 13 e 13 mini mantém o mesmo ecrã de 6.1 e 5.4 polegadas (respetivamente) que encontramos nos seus antecessores, com a tecnologia Super Retina XDR e taxa de atualização 60Hz.

As quatro versões do smartphone recebem aumentos na memória interna face aos seus antecessores. Ambos iPhone 13 e 13 mini chegam agora com uma versão base de 128GB e outra opção de 256GB, enquanto as versões Pro e Pro Max começam nos 256GB e têm ainda opções de 512GB ou 1TB.

Iphone 13 pro

É também importante abordar as câmaras. Os sensores mantém-se os mesmos, com sensores de 12 MP para a câmara principal do iPhone13 e 13 mini, às quais se junta uma câmara telefoto de 12MP com zoom ótico 3x e estabilização ótica de imagem. Apesar destes sensores se manterem os mesmos, a Apple fez questão de trazer algumas novidades, com todos os terminais a terem suporte para o Cinematic Mode, um modo de gravação com auto focagem dinâmica.

Exclusivas às versões Pro são o modo ProRes e a capacidade macrofotográfica da câmara grande angular, que tira partido deste sensor para oferecer uma capacidade que, noutros casos, requeria uma câmara dedicada.

Na frente, continuamos a encontrar a mesma câmara de 12 MP dedicada às selfies, acompanhada pelos sensores 3D responsáveis pelo sistema de reconhecimento facial Face ID.

Preço e disponibilidade

Todos os quatro novos iPhone 13 estarão disponíveis a partir do dia 24 de novembro, com os seus preços já anunciados. O iPhone 13 mini começa nos 829 euros, enquanto a versão vanilla ascende aos 929 euros. Estes terminais poderão ser configurados nas cores Branco, Preto, Product RED, Rosa e Azul.

Já ambos iPhone 13 e 13 Max elevam os seus preços para os 1,179 e os 1,269 euros, respetivamente, podendo ser configurados nas cores Dourado, Preto, Prateado e Azul.

Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.


Outros artigos interessantes:

  • Xiaomi 11T não chegará sozinho. Há mais surpresas reservadas para amanhã!
  • Xiaomi começa a bloquear smartphones em vários países
  • Anúncios no Instagram flexíveis e customizáveis: como fazer e vantagens
Tags: appleiphone 13iphone 13 miniiphone 13 proiphone 13 pro maxmobile
PartilhaTweetEnvia
Eduardo Silva

Eduardo Silva

Nunca me vi como alguém com legitimidade para informar o público sobre a atualidade tecnológica. Agora, poucas coisas me fazem mais feliz.

Artigos relacionados

Apple iphone se 4 - teaser
Apple

Executivo da Apple diz que IA vai substituir o iPhone até 2035

08/05/2025
Donald trump harvard
Notícias

Governo Trump corta financiamento federal futuro a Harvard

07/05/2025
Apple pride 2025
Apple

Apple celebra o Pride com nova coleção colorida

06/05/2025
Iphone google câmaras
Google

Google responde com humor a rumores do iPhone 17

06/05/2025
Iphone 17 air capa bateria
Apple

Apple traz de volta capa com bateria para iPhone 17 Air

06/05/2025
Variedade de jogos
Notícias

Variedade de jogos e envolvimento dos jogadores na Spinit

06/05/2025

Promoções interessantes

Philips serie 2300
Promoções

A máquina de café Philips Serie 2300 está em promoção e promete surpreender

26/04/2025
Jbl tune beam ghost 2
Promoções

JBL Tune Beam Ghost 2 oferecem som imersivo e autonomia de topo por apenas 81€

25/04/2025
Xiaomi poco x7 pro
Promoções

Esta promoção da POCO deixa o X7 com especificações topo por 238€

16/04/2025
QNAP

Mobilidade Elétrica

Byd condução autónoma

Atenção Tesla: BYD ultrapassa em vendas na Alemanha e Reino Unido

por Vitor Urbano
07/05/2025

Se segues o mercado dos veículos elétricos, sabes que a BYD, gigante chinesa, tem vindo a dar cartas globalmente. Mas...

Maruti suzuki e-vitara

Lançamento do Maruti Suzuki e-Vitara adiado para o terceiro trimestre de 2025

por Vitor Urbano
29/04/2025

O tão aguardado e-Vitara da Maruti Suzuki, o primeiro modelo 100% elétrico da marca, vai demorar mais tempo a chegar...

Pvy z20 pro evo

PVY Z20 Pro Evo: A bicicleta elétrica dobrável que promete versatilidade

por Vitor Urbano
29/04/2025

A mobilidade urbana tem vindo a evoluir a um ritmo acelerado, e as bicicletas elétricas têm conquistado cada vez mais...

Niu lidera ranking s&p global esg de veículos elétricos de 2 rodas

NIU lidera ranking S&P Global ESG de veículos elétricos de 2 rodas

por Alfredo Beleza
24/04/2025

A NIU Technologies, empresa fornecedora de soluções de mobilidade urbana, reportou a evolução dos seus indicadores ambientais, sociais e de...

Guias Techenet

Transforma o teu tablet: os melhores teclados bluetooth em 2025

Portáteis até 200 euros: Guia para encontrares o ideal em 2025

A revolução dos ecrãs AMOLED em smartphones baratos: vê os melhores!

Explorando as melhores ferramentas tecnológicas para aprender inglês online

Cartório: Conheça Seus Diferentes Tipos, Funções e Serviços

Registar a sua Marca em Portugal

Como realizar a recuperação de dados de um conjunto RAID Synology quebrado?

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.