Os astronautas da Inspiration4 amararam em segurança após três dias no espaço. Foi assim coroado de êxito o primeiro voo inteiramente civil ao espaço.
Os astronautas estiveram três dias numa órbita superior à da Estação Espacial Internacional.
A bordo de uma nave Dragon da Space X, a Inspiration4 abriu uma nova era do turismo espacial, numa missão que é histórica, e não apenas por pela primeira vez uma tripulação ser totalmente civil.
Com efeito, esta foi a primeira vez que uma mulher negra esteve aos comandos de uma missão espacial em que seguia o norte-americano mais jovem de sempre a ir ao espaço e a primeira astronauta com uma prótese.
Com esta missão, a Dragon colocou os astronautas numa orbita que não era alcançada desde as missões ao telescópio Hubble, O voo mais remoto para um voo espacial humano desde as missões Hubble.
Apesar de ter propósitos turísticos e humanitários, a Inspiration4 foi também histórica para a SpaceX. A empresa aeroespacial de Elon Musk teve pela primeira vez três naves Dragon no espaço, sendo que a que levou a missão tinha a maior janela contígua que alguma vez esteve em órbita. Por não necessitar de fazer uma acoplagem, o nariz da Dragon foi substituído por uma janela.
Jared Isaacman, o multimilionário que fretou a nave da SpaceX conseguiu ainda angariar quase 154 milhões de dólares para o St. Jude Children’s Research Hospital.
Mais informações no site oficial da Missão Inspiration 4.
Outros artigos interessantes: