O Exynos 2200 vai equipar os novos smartphones da Samsung para 2022, com o trio Galaxy S22 a fazer a sua estreia no mercado integrando estes processadores. O entusiasmo em torno do chipset para o Galaxy S22 é grande, já que este será o primeiro resultado da parceria entre a empresa sul-coreana e a AMD.
Pois bem, o mercado continua a atento ao “filho primogénito” deste casamento e esta segunda-feira surgem os seus primeiros resultados no famoso banco de testes Geekbench.
Exynos 2200: resultados no Geekbench ainda não permitem tirar conclusões
IceUniverse recorreu à rede social Twitter para partilhar os resultados de um teste a um dispositivo Samsung no Geekbench 5. A unidade testada tem o nome SM-S906B e, segundo a fonte, corresponde ao Galaxy S22+. Como podemos apurar pelo teste, o processador tem o nome S5E9925, que segundo a fonte será o Exynos 2200.
A própria distribuição dos núcleos do processador acaba por condizer com a estrutura do Exynos 2200, que segundo as várias fontes possui um prime core Cortex-X2, três núcleos Cortex-A710 e quatro núcleos eficientes Cortex-A510. Como podemos verificar pelo teste, o Cortex-X2 corre aqui a uma frequência de apenas 2.59 GHz, mas segundo a fonte, este poderoso núcleo chegará aos 3.00 GHz na sua potência máxima.
Aproveita: Samsung Galaxy S20 FE com mega desconto de 178€!
Os baixos resultados apresentados de 1073 pontos no teste single-core e os 3389 pontos no teste multi-core (que ficam ligeiramente abaixo do Exynos 2100), podem ser explicados de duas formas. Esta será uma versão de teste, integrando um protótipo com sistema instável que ainda não tira proveito de todas as capacidades do processador. Por outro lado, a fonte denota a diretriz “energy_aware” que podemos detetar no teste, o que deve indicar que o teste foi feito com o smartphone em modo de poupança energética.
Certo é que este será o primeiro processador a chegar ao mercado com a arquitetura ARMv9 e com uma AMD RDNA2 Mobile Radeon GPU, sendo dois dos principais focos do Exynos 2200. O Snapdragon 898, que terá uma estrutura idêntica à do processador Exynos, não vai beneficiar da GPU AMD, mas tirará partido de grande parte da tecnologia para o CPU, já que ambos terão por base a microarquitetura de 4 nm da Samsung.
Os mais recentes rumores apontam para a chegada dos processadores Exynos ao mercado norte-americano e chinês pela primeira vez em vários anos. A Samsung estará alegadamente a negociar com operadoras desses países para a chegada desta versão de forma exclusiva em cada um dos dois mercados. Já a Índia deverá receber a versão com Snapdragon 898.
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Fonte: Geekbench
Outros artigos interessantes: