O Cupra UrbanRebel Concept foi anunciado oficialmente esta quinta-feira e está a chamar a atenção da imprensa internacional. O novo desportivo 100% elétrico da empresa do grupo VAG apresenta-se com um design agressivo e bem característico de um concept.
A Cupra revela que o UrbanRebel não será um modelo comercializado, mas servirá de inspiração às linhas dos futuros modelos da marca espanhola. E as indicações deixadas pelo protótipo são entusiasmantes.
Cupra UrbanRebel Concept transmite uma imagem agressiva
Com a apresentação oficial a acontecer dentro de uma semana, a fabricante espanhola veio revelar antecipadamente o design do seu novo protótipo e também alguns pormenores técnicos.
À primeira vista, é dificil olhar para o Cupra UrbanRebel Concept como um simples veículo urbano, tal é a agressividade do design. Não há parte deste carro elétrico que não mereça destaque, com a sua grande “grelha” frontal (sendo elétrico, este deverá ser um mero apontamento estético), bem como as saias laterais e a bem visível spoiler traseira, com LEDs incorporados.
O teto do Cupra UrbanRebel apresenta uma cor em preto matte que se distingue da restante cor em roxo gradiente, apontando a um potencial teto em fibra de carbono. Apesar da cor distintiva, não deixa de ser possível detetar alguns apontamentos em bronze, a cor mais associada à Cupra.
O Cupra UrbanRebel é, na verdade, um protótipo que muito facilmente se poderia confundir com um carro dos campeonatos de WRC, WRX ou WTCR, especialmente graças ao design das suas jantes. Tal como acima mencionado, a agressividade deste design não será transposta na totalidade para os modelos comercializados, mas curiosamente as jantes poderão ser um dos pontos que se poderão manter.
Este protótipo não será apenas fogo de vista, trazendo números bem condizentes com o seu impactante aspeto. Assim, o Cupra UrbanRebel possui um motor capaz de manter uma potência continua de 335cv, podendo atingir uma potência máxima de 429cv em pequenos períodos de tempo.
Este boost poderá ser especialmente útil no arranque, levando o UrbanRebel dos 0 aos 100 km/h em apenas 3.2 segundos. Sendo um concept, a Cupra absteve-se de revelar pormenores sobre a capacidade da bateria e sobre a sua autonomia, algo natural já que este veículo não será comercializado.
Ainda assim, espera-se que a versão final a chegar às estradas utilize uma versão melhorada de ambas motorização e baterias do Cupra Born. Este último possui um motor com potência máxima de 231cv e as baterias terão capacidade entre os 45 e os 77 kWh, que lhe garantem uma autonomia de 595 quilómetros (anunciados pela marca).
O Cupra UrbanRebel Concept será apresentado oficialmente no IAA Munique 2021, que terá início no próximo dia 7 de setembro.
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Outros artigos interessantes: