Conhecer bem seu público é a chave de qualquer boa estratégia de marketing. Isso se não dissermos que é a própria chave do sucesso, independente de qual seja o seu ramo.
E dentre as diversas formas que podemos usar para encontrar e conhecer esses clientes, uma das melhores é a Segmentação de Mercado. Isso pelo motivo de que ela é simples, fácil de se fazer e pode ser moldada às necessidades específicas da sua empresa.
Assim, aprender como a segmentação funciona é a chave para encontrar o seu público ideal e saber também como lidar com ele.
Sabemos disso tudo e queremos te ajudar a conhecer seus consumidores. Por isso, venha aprender o que é segmentação de mercado e seus principais tipos para colocá-los em uso agora mesmo!
O que é segmentação?
Podemos entender a segmentação como um processo de divisão de grandes grupos em porções menores de acordo com uma curadoria previamente escolhida.
Esse é o modo correto e o mais difícil de definir a segmentação. Assim, trocando as palavras, podemos simplesmente dizer que ela é a divisão do seu público em grupos de acordo com alguma semelhança.
São várias as possibilidades de se segmentar um grupo, sendo 7 as mais comuns de serem usadas no marketing digital. Aqui trataremos em específico das suas 3 principais, mas caso queira se aprofundar no assunto, deixamos como sugestão um texto completo sobre o tema que pode ser acessado por aqui!
Para que não haja nenhuma confusão, devemos salientar que segmentação e público-alvo são coisas distintas.
Enquanto o primeiro divide um grande grupo em porções menores, o público alvo localiza com exatidão os seus clientes dentro deste subgrupo. Na sequência, nele é possível localizar também as suas pessoas.
Ou seja, a ordem grande desses tipos de agrupamentos são: segmentos > público-alvo > persona.
Apenas para deixar bem claro, vamos com um exemplo.
Imagine que você está diante de um público geral de 100 pessoas. Sendo você uma loja de roupas femininas, irá segmentar essas pessoas de acordo com o seu gênero, encontrando um subgrupo.
Com a quantidade de indivíduos reduzida para 50, você passa a buscar aqueles que se encaixam no perfil da sua marca, encontrando as 25 pessoas que formam seu público-alvo. Com base nas características que elas carregam, você é capaz de construir uma persona que reflita sua empresa.
Os 3 principais tipos de segmentação de mercado
E agora que sabemos bem como os segmentos funcionam e como eles implicam no mundo do marketing, chegou a hora de conhecer os seus 3 principais!
Demográfica
A segmentação demográfica é a mais comum de ser feita pelas empresas. Isso pelo simples motivo de que ela agrupa os indivíduos de acordo com características práticas comuns.
Ou seja, a divisão, nesse caso, se faz de acordo com aspectos como idade, gênero, profissão, escolaridade, estado civil ou qualquer outra informação que construa uma característica externa daquele público.
Exemplo de segmentação desse tipo seriam consumidores entre 20 e 30 anos, casados e que trabalham na área de advocacia.
Psicológica
A segmentação psicológica, por outro lado, vai tratar de aspectos internos dos indivíduos, levando em conta pontos como o seu modo de pensar, interesses, valores, objetivos de vida e lifestyle.
Esse tipo de divisão é um pouco mais difícil de ser feita por tratar de aspectos qualitativos da vida dos clientes. Contudo, ela é essencial para empresas que vendem estilos de vida.
De nada adianta encontrar um faixa etária que condiz com a sua empresa se não selecionar os clientes que compactuam com suas ideias desse montante.
Assim, um exemplo de segmentação psicológica são clientes veganos e ativistas pelos direitos dos animais.
Comportamental
Por fim, a segmentação comportamental vai tratar de outro aspecto qualitativo e subjetivo dos clientes, seu modo de comprar.
Por mais complicada que pareça, essa é uma divisão um tanto simples de ser feita, já que as diretrizes que irão guiá-la são correspondentes à jornada de compra do cliente. Assim, essa é uma divisão que anda lado a lado com essa outra estratégia.
Um exemplo simples da segmentação comportamental são clientes que já compraram pelo menos uma vez com a sua empresa.
Conclusão
Ao utilizar a segmentação de mercado para selecionar seu público, você será capaz de escolher estratégias de marketing mais direcionadas e certeiras. De modo a não desperdiçar tempo, dinheiro e esforço com pessoas que sequer estão dentro do seu nicho de consumidores.
Use essa estratégia para desenvolver a sua empresa e verá que encontrar seus clientes se tornará tarefa simples!
Outros artigos interessantes: