A Xiaomi e a sua estratégia de mercado, embora esmagadora para muitos dos seus utilizadores, mostra que está a resultar perfeitamente, colocando-a cada vez mais perto do seu objetivo principal. Se este nível de crescimento continuar, a Xiaomi poderá tornar-se na maior fabricante mundial de smartphones.
No segundo trimestre deste ano a Xiaomi conseguiu ultrapassar a Apple em vendas, tornando-se na segunda maior fabricante pela primeira vez na sua história.
Com o lançamento e expansão da tecnologia 5G as marcas foram obrigadas a realizar uma mudança completa no seu portefólio. Este ano, a Xiaomi concentrou-se em oferecer smartphones em qualquer gama de preços que incluam esta tecnologia, recorrendo tanto a processadores Qualcomm como MediaTek.
Xiaomi está a um pequeno passo de ultrapassar a Samsung
Embora a falta de stock de semicondutores tenha limitado a produção de smartphones, a Xiaomi conseguiu ser a empresa que registou o maior crescimento este ano, com 85%. Enquanto a Apple cresceu 15% e a Samsung apenas 5%.
Xiaomi está apenas 1.4% atrás da Samsung, a maior fabricante mundial. Mas se este nível de crescimento for mantido no terceiro trimestre deste ano, a Xiaomi será pela primeira vez o número 1 da lista.
Muitos acreditam que este é um acontecimento inevitável. O trabalho mais difícil já foi feito pela Xiaomi, tendo conseguido escalar literalmente todo o TOP5 de fabricantes de smartphones em apenas alguns anos. Agora, se a tendência se mantiver e conseguirem continuar a apresentar o mesmo nível de crescimento, parece garantido que a Xiaomi irá ultrapassar a Samsung já este trimestre.
O segredo da Xiaomi é simples, dominar em todos os segmentos de mercado!
Durante muitos anos a Samsung conseguiu tirar proveito da sua reputação para conseguir números de vendas impressionantes em todos os segmentos de mercado, ainda que os seus smartphones fossem consideravelmente mais caros que os seus rivais. No entanto, a Xiaomi chegou determinada a mudar esse cenário.
Ao longo dos anos a gigante chinesa conseguiu conquistar os utilizadores lançando regularmente novos smartphones em literalmente todos os segmentos. O mais importante na estratégia da marca foi tentar manter sempre a melhor relação preço/qualidade possível, não dando hipóteses às suas rivais.
Após dominarem os segmentos de entrada e gama-média durante bastante tempo, a Xiaomi conseguiu recentemente ganhar uma posição de grande destaque também com os seus smartphones topo de gama.
Agora, resta-nos esperar para ver se vai mesmo conseguir tornar-se na maior fabricante de smartphones do mundo antes do final deste ano.
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Outros artigos interessantes: