Após vários anos de espera, a Xiaomi anunciou esta terça-feira o seu primeiro smartphone com uma câmara debaixo do ecrã. O Xiaomi Mi MIX 4, cujas características vinham sendo partilhadas através de rumores, torna-se na primeira proposta da tecnológica chinesa com esta tecnologia, superando as concorrentes Samsung e OPPO.
O Xiaomi Mi MIX 4 é o verdadeiro sucessor do Mi MIX 3 e torna-se num dos mais importantes dispositivos da marca para 2021. Desta forma, vem equipado com as melhores especificações disponíveis até ao momento, estreando no mercado o Snapdragon 888+, versão melhorada do processador topo de gama da Qualcomm para 2021.
Xiaomi Mi MIX 4: esconder a câmara no ecrã, como tantos desejavam
O claro destaque deste smartphone, a nível de design, vai para a falta de um recorte dedicado à câmara frontal. O Xiaomi Mi MIX 4 é o primeiro smartphone da fabricante a chegar ao mercado com esta tecnologia, proporcionando um ecrã completamente “limpo”, sem ter de recorrer a mecanismos extra como os do Mi MIX 3.
Para obter este efeito, a Xiaomi teve de aplicar novos métodos à tela AMOLED de 6.67 polegadas, com a área que se sobrepõe à câmara frontal de 20MP a ser bastante flexível e a cablagem redesenhada para impedir o bloqueio da luz para este sensor. A parte da tela que sobrepõe a câmara utiliza um novo padrão de pixéis em forma de diamante com algoritmos desenvolvidos para minimizar o efeito de refração.
Apesar dos resultados do ZTE Axon 20 5G, espera-se que o novo Xiaomi Mi MIX 4 obtenha resultados muito superiores nesta tecnologia, já que sobre a área da câmara, a tela apresenta uma densidade de pixéis de 400 ppi. O ecrã terá resolução Full HD+, taxa de atualização de 120Hz e será protegido por vidro Gorilla Glass Victus.
Tal como em anteriores gerações do Mi MIX, também esta chega com um painel traseiro em cerâmica, com opções de cor em preto, branco e cinzento.
Este Mi MIX traz especificações de gente grande
Sendo este um do principais modelos da Xiaomi para 2021, a aposta vai para o setor premium, algo que se nota bem na lista de especificações. O Xiaomi Mi MIX 4 chegará ao mercado a estrear o novo processador Qualcomm Snapdragon 888+, uma versão melhorada e ainda mais potente do Snapdragon 888, que pode ser acompanhado por 8 ou 12GB de RAM e 256 ou 512GB de armazenamento.
Aproveita: Xiaomi Mi Band 6 está com preço generoso de 35€ e com portes grátis!
O sistema de som Harman/Kardon será ideal para acompanhar o belo ecrã AMOLED, que certamente conseguirá muitas horas de reprodução graças à bateria de 4,500 mAh. E se recarregar o smartphone for necessário, então basta, para tal, recorrer ao super sistema de carregamento rápido de 120W da Xiaomi, capaz de carregar o smartphone em apenas 15 minutos. Existe ainda a opção por carregamento sem fios a 50W.
Ainda que o objetivo seja esconder as câmaras traseiras, a Xiaomi não se esqueceu de incluir sensores fotográficos de qualidade atrás. Assim, a câmara principal tem uma resolução de 108MP 1/1.33″ (sensor ISOCELL HMX), com estabilização ótica de imagem e abertura f/1.95, sendo esta acompanhada por uma grande-angular de 13MP com ângulo de captura de 120º, bem como uma câmara periscópio de 8MP com ótico 5x e zoom misto até 50x
A apresentação decorreu na China e é às lojas desse mercado que o Xiaomi Mi MIX 4 chegará já no próximo dia 16 de agosto. O anúncio oficial para os mercados internacionais ainda não tem data, mas a Xiaomi já confirmou que acontecerá muito em breve. Quanto a preços, a versão base de 8GB+128GB está disponível a partir dos 4,999 yuan (cerca de 660 euros), enquanto a versão de 12GB+512GB estará disponível por 6,299 yuan (cerca de 830 euros).
Com este anúncio, será interessante agora perceber qual o resultado do trabalho da Xiaomi nesta tão curiosa tecnologia das câmaras debaixo do ecrã. A resposta da Samsung vem na forma do Galaxy Z Fold3, a estrear esta quarta-feira, pelo que teremos aqui uma verdadeira batalha de titãs até ao fim de 2021.
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Outros artigos interessantes: