Os vídeos e fotos que desaparecem no WhatsApp são agora oficiais. Com a aceleração das notas de voz e o tão esperado modo multi-dispositivo, parece que a aplicação de mensagens pertencente ao Facebook cumpre na perfeição os seus objetivos de 2021.
Mesmo assim, o WhatsApp ainda tem um longo caminho a percorrer, pelo menos em termos de polir e melhorar estas novas funcionalidades. Isto é evidenciado por algumas das letras miúdas das mensagens de visualização única acima mencionadas, que te permitem ver fotos ou vídeos apenas uma vez, desaparecendo após serem abertas.
WhatsApp avisa: nem tudo é perfeito com a última funcionalidade
Tal como alerta o WhatsApp no seu centro de ajuda, há uma série de pontos a ter em conta antes de ativares esta funcionalidade, especialmente se não quiseres ter problemas ao usá-la.
Para começar, o WhatsApp avisa que os ficheiros multimédia enviados com esta funcionalidade de eliminação automática podem ainda ser guardados nos servidores do WhatsApp mesmo semanas após a mensagem ter sido processada.
Isto tem a ver com aspetos técnicos e legais desta funcionalidade, uma vez que, entre outras coisas, é possível reportar mensagens e vídeos auto apagados como se fossem mensagens normais. Por outras palavras, o facto de estes ficheiros se autodestruírem não isenta os seus autores de possíveis responsabilidades.
Finalmente, e talvez o aspeto mais importante desta nova funcionalidade, nota que o WhatsApp não te avisará se alguém tirar uma screenshot (captura de ecrã). Embora não seja de excluir que esta funcionalidade, seja implementada no futuro, por enquanto todos podem fazer cópias da imagem independentemente de esta ser apagada após a visualização.
Este é sem dúvida o aspeto mais discutível desta funcionalidade WhatsApp, algo que, à exceção dos vídeos, compromete o bom uso da visualização única. Também, no pior dos casos, é sempre possível usar um segundo dispositivo para tirar uma foto ou vídeo do ficheiro original. Mais uma vez… cuidado com o que envias!
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Outros artigos interessantes: