A Sony publicou recentemente o seu relatório fiscal relativo ao primeiro trimestre deste ano e reportou que o número de subscritores do serviço PlayStation Plus está nos 46.3 milhões de utilizadores, representando um decréscimo de mais de um milhão de assinantes em comparação com os dois trimestres anteriores.
Segundo avança o Resetera esta é a primeira vez em 8 anos que o PlayStation Plus assiste a uma queda tão significativa no seu número de subscritores, à qual se associa ainda uma diminuição no número de utilizadores mensais ativos.
Entre os motivos para este aparente desinteresse dos jogadores PlayStation no serviço podem estar as constantes ofertas de baixa qualidade do PS Plus, que nos últimos meses tem colocado nas bibliotecas dos fãs alguns títulos desinteressantes. Mais ainda, não ajuda o sucesso do Xbox Game Pass, serviço rival que cada vez mais se afirma como líder neste tipo de iniciativa.
PlayStation Plus perde cada vez mais terreno para o Xbox Game Pass
É inegável que o PS Plus é um serviço com enorme valor, até porque é indispensável para quem pretende jogar online. Mais ainda, oferece pelo menos 3 jogos por mês aos seus subscritores, e basta um grande jogo AAA para justificar os quase €60 de anuidade.
Porém, e mesmo que periodicamente a Sony ofereça efetivamente esses grandes títulos, o facto é que durante vários meses do ano os jogos oferecidos sejam de qualidade duvidosa e muitas vezes sejam difíceis de entender. Nos últimos meses recebemos, por exemplo, um Call of Duty exclusivamente online que já quase ninguém joga – ora, se um título online não tem uma comunidade, porque haveríamos de o instalar se vamos jogar sozinhos ou passar horas à espera de companhia?
As ofertas de agosto também não deixaram ninguém satisfeito, graças a um jogo Plants vs Zombies e Tennis World Tour 2, dois jogos sem grande qualidade e que despertarão pouco interesse aos jogadores. Hunters Arena Legends pode no entanto ser uma agradável surpresa, mas por esta altura já aprendemos a desconfiar de títulos lançados no PS Plus (como foi o caso de Destruction All-Stars).
O facto do Xbox Game Pass ser um serviço cada vez mais completo e com enorme valor para os assinantes não está a ajudar a Sony, com muitas vozes a exigirem que a fabricante japonesa coloque em cima da mesa uma resposta válida à ideia da rival.
O que parece certo é que mesmo que o PS Plus justifique o seu preço anual, isso não é tudo para os jogadores. Seria agradável ver a Sony a assumir realmente a importância da sua comunidade de jogadores, seja através de ofertas mensais mais pensadas ou através de um novo serviço capaz de responder às necessidades atuais.
via: The Gamer
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Outros artigos interessantes: