Open banking é um conceito que está a revolucionar o setor financeiro, regulamentado na Europa pela PSD2 (revised Payment Services Directive). O principal objetivo destas diretrizes é ajudar os consumidores e empresas a terem acesso livre (com consentimento) e facilitado às informações das suas contas bancárias.
Com a adoção de open banking, qualquer fornecedor de serviços licenciado pode, com consentimento, aceder a várias informações sobre as contas dos seus utilizadores, tal como:
- Transações
- Saldo
As possibilidades com a adoção de open banking são virtualmente infinitas, sendo apenas limitadas pela criatividade dos desenvolvedores. Ainda que existam já vários projetos que tiram proveito das APIs (Application Programming Platform) criadas, entre os maiores casos de utilização estão empresas ligadas ao setor de créditos financeiros e agregadores de contas bancárias.
Ainda que open banking possa parecer bastante simples e teoricamente fácil de implementar, acaba muitas vezes por se revelar um verdadeiro labirinto. Para ajudar a que todos (utilizadores e empresas) entendam melhor a forma como funciona e como pode ser utilizado, os fundadores da startup Nordigen — Roland Mesters e Roberts Bernans — foram convidados a realizar um livestream Q&A (Perguntas e Respostas) no YouTube, com início marcado para as 13h em Portugal.
Durante esta sessão, serão abordadas as perguntas mais frequentes sobre open banking na Europa, dúvidas sobre as APIs, e também como poderás começar a criar a tua primeira aplicação financeira.
Ainda que com a adoção da PSD2 os bancos na Europa tenham sido obrigados a desenvolver as suas próprias APIs para acesso facilitado à informação bancária dos seus clientes, fornecedores de serviços licenciados continuam na sua esmagadora maioria a cobrar os seus clientes para acederem a estas informações.
A exceção à regra é a Nordigen, uma startup Letã que como um dos seus principais objetivos trazer o conceito de open banking para todos. Por isso, decidiram disponibilizar o acesso gratuito à sua API, que atualmente tem ligação direta com mais de 1.000 bancos na Europa.
Mais particularmente em Portugal, contam já com uma vasta lista de ligações, que poderão ajudar a catapultar o desenvolvimento e crescimento de projetos nacionais.
Bancos em Portugal integrados na API da Nordigen
- BBVA
- Banco ActivoBank
- Banco Atlântico Europa
- BPI
- Banco CTT
- Banco Português de Gestão
- Santander
- Banco de Investimento Global
- Bankinter
- COFIDIS
- Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo
- Montepio
- Caixa Económica da Misericórdia de Angra do Heroísmo
- Caixa Geral de Depósitos
- EuroBic
- Millennium BCP
- N26
- Novo Banco
- PayPal
- Revolut
- Wise
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Outros artigos interessantes: