Já há vários anos que se fala na possibilidade da Apple vir a abandonar a utilização das entradas Lightning no iPhone, mas a gigante de Cupertino tem adiado esta mudança o mais possível. Agora, tal com adiantou a Reuters, parece que a lei que poderá obrigar a Apple a adotar o USB-C na Europa está prestes a chegar.
É importante salientar que esta nova legislação será apresentada pela Comissão Europeia, não sendo ainda garantido que será implementada. Esta proposta pretende que todos os smartphones comercializados na Europa cheguem equipados com entrada USB-C.
No caso dos smartphones Android, não será garantidamente um problema, sendo que apenas uma mão-cheia de smartphones de entrada têm ainda presente a já ultrapassada porta micro-USB. Por outro lado, todos os smartphones da Apple chegam equipados com a entrada Lightning, proprietária da Apple.
Comissão Europeia quer obrigar a Apple a utilizar USB-C no iPhone
Esta não é a primeira vez que a Comissão Europeia tenta implementar uma legislação que obrigue a utilização de um formato de carregamento único na Europa. Ainda que não seja um ataque direto à Apple, seria sem margem para dúvida a fabricante a ser mais afetada.
Em 2018 a Comissão Europeia tentou pela primeira vez que esta legislação fosse aceite, o que acabou por não acontecer. Num estudo realizado em 2019, ficaram a saber que metade dos cabos de carregamento incluídos nas caixas dos smartphones tinham entrada micro-USB, 29% uma entrada USB-C e 21% com a ligação Lightning da Apple.
No ano passado este debate voltou a ser trazido para o Parlamento Europeu, onde os votos a favor acabaram por surpreender. Parece que a principal justificação para a adoção de um carregador comum para todos os smartphones é o impacto ambiental e também a conveniência para os utilizadores.
Ainda não existe uma data confirmada para a apresentação da proposta, mas tudo indica que poderá acontecer já no próximo mês.
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Outros artigos interessantes: