A Asus surpreendeu o mercado Android em 2021 ao lançar um smartphone compacto topo de gama, o Asus Zenfone 8. Este dispositivo apresenta um tamanho muito abaixo da média do mercado, mas consegue concentrar, ainda assim, as características técnicas necessárias para ser considerado um topo de gama, ainda que com alguns sacrifícios.
Um desses sacrifícios passa pelas câmaras, onde o Asus Zenfone 8 se limita a incluir dois sensores fotográficos traseiros, quando a maioria da concorrência nesta categoria de preço em 2021 opta por três ou quatro sensores. No entanto, isso não impediu a Asus de tirar o melhor proveito do seu pequeno topo de gama e os resultados estão agora à vista.
O DxOMark, referência da fotografia e gravação de vídeo com dispositivos móveis, analisou a fundo as câmaras do Asus Zenfone 8 e atribuiu-lhe um resultado final de 120 pontos, empatando com o Pixel 5 (uma das referências no segmento) e superando o Samsung Galaxy S21, um smartphone de maiores dimensões e com mais uma câmara, que obteve “apenas” 119 pontos.
O iPhone 12 mini não ficou longe de ser alcançado pelo Asus Zenfone 8!
Para além da concorrência Android que conseguiu superar e igualar, o Asus Zenfone 8 ficou a apenas dois pontos de alcançar o iPhone 12 mini, o smartphone compacto topo de gama da Apple e que é atualmente o melhor dispositivo compacto no mercado no que à fotografia se refere.
Olhando aos resultados área a área, o Asus Zenfone 8 esteve ao nível dos melhores smartphones do mercado no que respeita a fotografia e vídeo, falhando apenas na categoria “Zoom”, que engloba o desempenho da câmara ultra-wide e, tal como indica o nome da categoria, do zoom.
O Asus Zenfone 8 não possui uma câmara dedicada ao zoom (nem telephoto, nem periscópio) e, desse modo, recorre à sua câmara principal de 64MP 1/1.73″, com abertura f/1.8 e estabilização ótica de imagem para fazer uso do zoom digital. A alta resolução da câmara ajuda-o a superar o iPhone 12 mini neste capitulo, mas torna-se insuficiente para a câmara telephoto com zoom ótico do Galaxy S21.
Já a grande-angular de 12MP do Asus Zenfone 8 não apresenta maus resultados, mas fica aquém do que as concorrentes apresentam, sendo que os excelentes números deste teste do DxOMark se devem à eficácia e ao trabalho da câmara principal (o que, para 90% dos utilizadores, será o mais importante). Podes conferir a análise completa do DxOMark aqui.
O Asus Zenfone 8 está no mercado desde maio de 2021 e tem surpreendido por todas as capacidades que oferece num tamanho tão compacto. Este poderá mesmo ser o melhor smartphone compacto do ano no mercado Android, pelo que será interessante acompanhar a resposta do público ao novo Asus.
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Fonte: DxOMark
Outros artigos interessantes: