Há mais de uma década que utilizo modelos iPhone da Apple, estando por isso bastante céptico em relação a uma transição para o Android que me obrigará a mudar toda uma rotina e a encontrar novas formas de organizar a minha forma de trabalhar com um smartphone. A chegada deste ASUS Zenfone 8 Flip à redação do Techenet colocou-me um desafio que há muito tempo procurava, uma espécie de iSwitched capaz de me fazer invejar o outro lado da barricada.
Como será óbvio, uma das coisas que mais me atraiu nesta oferta da ASUS foi mesmo o sistema de câmara rotativa “fora da caixa” desenhado pela marca de Taiwan. Depois da enorme surpresa que foi ver o Zenfone 8 surgir sem esta que é já uma imagem de marca da linha, foi com agrado que vi regressar a nomenclatura “flip” para este irmão mais velho.
À primeira vista o ASUS Zenfone 8 Flip não surpreenderá ninguém, apresentando-se com um aspeto em tudo semelhante ao do seu antecessor, o Zenfone 7. Para muitos será um pormenor facilmente ultrapassável pelas especificações de topo, mas da minha parte o design é um aspeto crucial na escolha de um smartphone e o do Zenfone 8 Flip não me agrada mesmo nada.
Robusto, mas o ASUS Zenfone 8 Flip está longe de ser atraente
O smartphone é demasiado pesado e desconfortável, sendo impossível pegar nele e não sentir que se está a segurar uma espécie de tijolo moderno ao qual nem as arestas arredondadas pensadas na ergonomia da pegada ajudam muito. É certo que com o tempo me habituei às suas dimensões e peso mas as suas linhas nunca me cativaram ao ponto de pensar que poderia ser este o smartphone capaz de me fazer considerar o ‘salto’ para o Android.
Apesar disto, os que têm preferência por ecrãs de grandes dimensões e estão menos interessados no aspeto do smartphone que carregam diariamente terão neste equipamento uma combinação de acabamento em alumínio e vidro (mesmo que apenas Gorilla Glass 3, propenso a alguns riscos no longo prazo) que consegue transmitir perfeitamente a sensação de terminal com uma qualidade de construção robusta e premium.
A grande atração deste ASUS Zenfone 8 Flip será mesmo o sistema rotativo de câmara, que permite que as três lentes traseiras se voltem para a zona frontal do telefone com o objetivo de proporcionar uma experiência superior com os auto-retratos que assumiram uma importância capital na era das redes sociais e partilha de momentos e estilos de vida. A ASUS aproveitou este novo lançamento para incluir uma versão renovada do motor rotativo, prometendo um desempenho superior e melhor controlo dos ângulos de posicionamento do módulo.
Para além das vantagens óbvias de optar por um sistema rotativo de câmaras, o display do ASUS Zenfone 8 Flip fica assim livre da câmara frontal e pode agora oferecer 6.67 polegadas com molduras bastante finas à sua volta. Eliminados estão, desta forma, buracos, gotas ou notches que tanto retiram à experiência de utilização de um smartphone de ecrã generoso interrompido pela vaidade das câmaras frontais modernas. Esta diferença pode parecer pequena mas será talvez o maior elemento diferenciador deste smartphone.
Ecrã de luxo para todo o tipo de experiências
O ecrã brilha em toda a sua glória, com o painel FHD+ AMOLED de taxa de atualização de 90 Hz (abaixo dos 120 Hz do irmão mais novo) a permitirem uma experiência de visualização acima da média, com a vantagem adicional de ter um impacto mais reduzido na autonomia do aparelho. Não estamos perante o painel mais brilhante do mercado, com apenas 500 nits, e isso pode traduzir-se em alguma dificuldade na sua utilização em cenário de maior exposição à luz solar. Em ambientes mais fechados, contudo, a sua compatibilidade com conteúdo HDR10+ faz-se notar e permite experiências multimédia de alto nível.
O desbloqueio do aparelho pode ser feito através de um leitor de impressão digital embutido no ecrã, que pela nossa experiência não será o mais rápido e preciso do mercado. Quem estiver habituado ao rastreio de dados biométricos faciais também o poderá encontrar no ASUS Zenfone 8 Flip aproveitando mais uns momentos para ver a câmara rotativa em ação.
No topo e queixo do telefone encontramos as colunas stereo que satisfarão os que previligiam o volume em detrimento da precisão acústica. Não me interpretem mal, são colunas com uma qualidade muito razoável na reprodução de vídeos e capazes de oferecer experiências imersivas em jogos mobile ou até nos momentos Spotify do dia-a-dia. Ainda neste particular da reprodução sonora, uma nota para a ausência da entrada 3.5 mm, seguindo a tendência atual da indústria mas sem a justificação de estarmos perante um equipamento particularmente fino que abdica de uma característica tão adorada em prol da necessidade estética. Neste caso particular torna-se mais difícil entender a omissão mas é algo que começamos a encarar com maior normalidade.
Caso estejas a pensar sujeitar o teu ASUS Zenfone 8 Flip a condições mais extremas que envolvam o contacto com água ou pó em doses menos moderadas, terás de pensar novamente. Este smartphone de 2021 não oferece qualquer tipo de resistência à água ou pó, por isso não vais poder rodar a câmara debaixo de água e abrilhantar o Instagram com selfies subaquáticas.
As câmaras rotativas e o fator novidade do Zenfone 8 Flip
Em relação às estrelas da companhia, as câmaras, recebemos um sensor principal Sony IMX686 de 64MP com abertura f/1.8 e auto-foco Dual PD, capaz de gravar vídeo em resoluções que podem chegar aos 8K@30fps. O sacrifício aqui foi feito ao nível da estabilização ótica de imagem, que neste modelo é substituída por um sistema EIS. O sensor ultra-wide é de 12MP com abertura f/2.2, acompanhado por uma lente telefoto de 8MP com zoom ótico 3x, capazes de gravar em vários modos que incluem 4K@120fps em câmara lenta.
Na vida real estas especificações traduzem-se em imagens de alta qualidade em quase todas as condições, destacando-se as cores vibrantes e o detalhe aprimorado do modo retrato. Não chega ao nível de opções de topo como o iPhone 12 Pro Max ou o Samsung Galaxy S21 Ultra mas coloca nas mãos dos fotógrafos amadores um conjunto de possibilidades que não terão ao seu alcance com outros smartphones da mesma gama. As melhores imagens são as capturadas pelo sensor principal, com as lentes ultra-wide e telefoto a terem desempenho limitado pelas condições de iluminação – quanto mais luz melhor, não sendo os modos ideais para retratos noturnos ou em ambientes mais escuros.
O ASUS Zenfone 8 Flip coloca ainda à disposição dos seus utilizadores um conjunto de funcionalidades que ajudam a tirar todo o proveito do sistema de câmaras rotativo, graças à rapidez de ação do módulo e aos ajustes granulares ao ângulo que este novo motor permite. A melhor parte é que vais poder usar a tua criatividade com os ângulos em aplicações populares como o Instagram ou Snapchat já que estes controlos estão disponíveis em apps third-party. O ASUS Zenfone 8 Flip dispõe ainda de um um modo de câmara mais avançado para poderes levar as tuas habilidades de fotografia mobile para um nível superior.
A ASUS garante que este sistema inovador é capaz de resisitir a mais de 300 mil rotações de ecrã, o que se traduz em mais de 150 rotações por dia ao longo de 5 anos. Parece-nos bastante razoável até porque o utilizador comum vai usar mais a rotação de câmaras nos primeiros dias devido ao fator novidade, abrandando a sua utilização num período posterior.
Uma máquina potente e sem compromissos
As especificações deste terminal da ASUS traduzem-se num smartphone poderoso, alimentado por um CPU Snapdragon 888 com o auxílio de 8GB de RAM LPDDR5. Não chega aos 16 GB de memória RAM do Zenfone 8 mais pequeno mas a verdade é que a diferença é pouca nos cenários de utilização diária. O dia-a-dia com o ASUS Zenfone 8 Flip é uma experiência livre de problemas, sendo perfeitamente capaz de lidar com as aplicações mais exigentes da atualidade. Até nas sessões de mobile gaming este terminal se revela extremamente capaz, sem qualquer tipo de soluço em jogos como Call of Duty Mobile devido à taxa de atualização de 90 Hz e ao tempo de resposta de 1ms do ecrã.
Todas estas expecificações de topo ao nível do hardware e especificamente do ecrã podem traduzir-se numa autonomia reduzida, mas este ASUS Zenfone 8 Flip faz jus às suas dimensões generosas e coloca à disposição do utilizador uma bateria de 5000 mAh, perfeitamente capaz de aguentar um dia inteiro de utilização intensa, especialmente se recorrermos ao modo Dinâmico de gestão energética. Caso estejas a terminar o dia e a bateria comece a dar os últimos suspiros, o modo de ultra poupança de bateria desliga todas as funções não essenciais e permite que chegues perto do carregador sem perderes aquela chamada ou mensagem importantes.
Quando estiveres perto do carregador, vais poder usar a tecnologia HyperCharge de 30W para um carregamento rápido, onde 15 minutos ligado à tomada se traduzem em 25% de bateria. Consegues carregar metade da bateria do ASUS Zenfone 8 Flip em cerca de meia hora, números que não são revolucionários mas perfeitamente aceitáveis para os padrões modernos.
Uma parte importante da experiência reside no software, e neste particular a ASUS colocou este equipamento a correr Android 11 coberto pela camada ZenUI, que apesar de muito próxima da experiência stock do sistema operativo da Google não deixa de irritar com algumas particularidades. Destaque positivo ainda para a inclusão do System Performance Manager que podemos usar no ROG Phone 5 e nos permite trocar entre 4 modos de ajuste de desempenho.
Por fim, algumas considerações acerca do preço do ASUS Zenfone 8 Flip que em Portugal pode ser encontrado por valores a rondar os €799. Para um smartphone sem resistência à agua e pó, sem carregamento wireless e com um design que no mínimo pode ser considerado criticável, parece algo excessivo. Estamos no entanto perante uma máquina potente, dotada com as especificações mais modernas, e que oferece algo que mais nenhum outro smartphone consegue oferecer no momento: a possibilidade de bater auto-retratos de altíssima qualidade e de mudar a forma como a fotografia digital é encarada no momento.
Conclusões
Em suma, o ASUS Zenfone 8 Flip é um flagship a considerar em 2021, especialmente se o aspeto do smartphone não é o fator mais importante para ti. Se as tuas prioridades residem nos sistema de câmaras esta é uma excelente opção, especialmente quando está agrupada a um ecrã tão agradável como este FHD+ AMOLED com taxa de atualização de 90 Hz.
A combinação entre Snapdragon 888 e os 8GB de RAM LPDDR5 do ASUS Zenfone 8 Flip garantem máximo desempenho em qualquer situação, sem grande prejuízo da autonomia graças a um sistema de gestão de recursos que faz inveja a muitas marcas premium que dominam o mercado global.
Talvez o maior problema deste ASUS Zenfone 8 Flip seja mesmo o facto da marca não querer canibalizar as vendas da versão Zenfone 8 mais pequena, algo que pode ter condenado este Flip à nascença, pelo menos para os que não estão completamente investidos nas selfies. Estamos perante um smartphone tentador, mas cuja compra depende quase exclusivamente da importância dada ao sistema motorizado de rotação de câmaras.
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Outros artigos interessantes:
- Asus Zenfone 8 Review: o ‘pocket rocket’ que faltava ao mercado Android
- OneOdio A70 review: auscultadores com ANC bons e baratos
- Asus ROG Phone 5 Review: o Rei das Especificações continua a ser uma referência
A nossa análise
ASUS Zenfone 8 Flip
A ASUS reteve o sistema motorizado de câmaras que tanto chamou a atenção aquando do seu surgimento, mas esqueceu-se de dotar este Zenfone 8 Flip de características suficientes para justificar a sua compra em favor do Zenfone 8 mais pequeno. Apesar dos fãs de selfies terem aqui um smartphone difícil de igualar, poucos estarão dispostos a abdicar de características como impermeabilidade ou um design moderno.
O melhor
- Sistema de Câmaras Rotativo
- Ecrã de Grande Qualidade
- Especificações de Topo
O pior
- Design Pouco Inspirado
- Sem Resistência a Água e Pó
- Sem Carregamento Wireless
Classificações
-
Design
-
Desempenho
-
Autonomia
-
Câmaras
-
Preço
ASUS Zenfone 8 Flip nas lojas
Todas estas lojas fazem envios para Portugal