Elon Musk veio a público esta quarta-feira afirmar que a Tesla poderá em breve voltar a aceitar pagamentos em Bitcoin. Segundo o CEO da fabricante de carros elétricos, a Bitcoin poderá novamente voltar a ser utilizada quando a empresa conseguir apurar a quantidade de energia renovável utilizada para minerar a criptomoeda.
Os comentários de Elon Musk seguem-se após a Tesla ter suspendido todos os pagamentos com Bitcoin em maio, devido à questão ambiental que se coloca em torno do processo de minerar a moeda digital mais famosa do planeta.
Tesla e Elon Musk querem garantir que 50% da produção de Bitcoin é feita com energia renovável
Na conferência The B Word, Elon Musk veio admitir que a está em cima da mesa a possibilidade de a Bitcoin voltar a ser uma opção de moeda de pagamento junto da Tesla, desde que se verifiquem alguns requisitos quanto à forma como a mesma é produzida.
“Quero que se diligencie um pouco mais para confirmar que a percentagem de utilização de energia renovável (na produção de Bitcoin) se situa nos 50% ou mais e que existe uma tendência para aumentar esse número e, nesse caso, a Tesla poderá voltar a aceitar Bitcoin.” – afirmou Elon Musk.
Aproveita: iPhone 12 com mega desconto de 100€ e não pagas portes!
A questão ambiental veio colocar mesmo alguma pressão sobre Elon Musk, já que a própria Tesla baseia o seu modelo de negócio como sendo uma das fabricantes puristas de veículos 100% movidos a energia elétrica e a favor da utilização de energias renováveis. Nesse sentido, a suspensão da aceitação de Bitcoin surgiu de forma natural, já que a mesma poderia estar a colocar em risco a imagem da empresa.
Verificando-se as exigências da Tesla e de Elon Musk, o CEO garante que será “provável” que os pagamentos com Bitcoin voltem a acontecer. Para tal acontecer, a moeda digital não poderá colocar em questão a missão ambiental da fabricante automóvel.
“A missão da Tesla é acelerar a adoção de energias renováveis. Não podemos ser a empresa que faz isso, mas que não toma as devidas diligências sobre a utilização de energia da Bitcoin”, acrescentou o multimilionário norte-americano.
Apesar destas afirmações, o CEO não deu qualquer garantia sobre quando voltará a empresa a aceitar a criptomoeda, nem sobre quais as medidas que estão de facto a ser tomadas para apurar a proveniência da energia utilizada para que esta seja gerada. Assim, é ainda desconhecido até quando os potenciais interessados em adquirir um novo Tesla com Bitcoin terão de esperar.
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Via: Reuters
Outros artigos interessantes: