A Qualcomm está a trabalhar no seu novo processador topo de gama para 2022, cujo nome será, segundo várias fontes, Snapdragon 898. Este processador será, em várias frentes, uma evolução face ao atual Snapdragon 888, apesar de manter uma estrutura bem semelhante.
O famoso leakster Ice Universe partilhou novas informações sobre o próximo topo de gama da Qualcomm, revelando que este processador deverá estrear um novo núcleo ARM, o Cortex-X2, que vai suceder ao Cortex-X1 do Snapdragon 888. Este será o núcleo mais poderoso do Snapdragon 898, já que terá uma frequência de 3.09 GHz e integrará o sistema octa-core.
A fonte revela que os restantes núcleos do Snapdragon 898 serão também estreantes no mercado mobile, com mais três núcleos de alta performance Cortex-A710 e quatro núcleos eficientes Cortex-A510, ambos os modelos que vão estrear o novo design ARMv9. Curiosamente, o destaque dos três núcleos Cortex-A710 não vai só para o seu desempenho melhorado, mas também para a eficiência apresentada mesmo com esse acréscimo de desempenho, conseguindo ser até 30% mais eficientes do que os Cortex-A78 do Snapdragon 888.
O Snapdragon 898 será fabricado pela Samsung
A Qualcomm terá planeada a chegada do novo processador para o final do ano e, ao que a fonte conseguiu apurar, este processador será fabricado no processo de 4nm da Samsung, que evolui diretamente do processo 5nm EUV da empresa sul-coreana.
Curiosamente, a fonte revela que a Qualcomm terá planos para na segunda metade de 2022 lançar o Snapdragon 898+, que por sua vez será fabricado pela TSMC no seu próprio processo 4nm. Esta mudança de fabricante não se verifica atualmente entre Snapdragon 888 e 888+, sendo que o segundo deverá aparecer em alguns dispositivos no segundo semestre do presente ano de 2021.
Como será de esperar, o Snapdragon 898 chegará ao mercado com várias componentes melhoradas face ao seu antecessor, como a nova GPU Adreno 730 e o modem 5G Snapdragon X65. Um novo ISP (Image Signal Processor) e um novo NPU (Neural Processing Unit) deverão também ser incluídos, com grandes implicações para o desempenho fotográfico dos smartphones e tablets.
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Fonte: IceUniverse
Outros artigos interessantes: