A OnePlus é uma das fabricantes de smartphones que nos últimos tempos tem andado nas bocas do mundo, mas infelizmente nem sempre pelos melhores motivos.
Uma investigação levada a cabo pelo AnandTech sugere que a marca está a manipular de forma deliberada o desempenho de alguns dos seus smartphones de forma a obter melhor autonomia sem prejudicar os resultados dos testes benchmark.
Entre os dispositivos onde esta tendência se verifica temos os novos OnePlus 9 e OnePlus 9 Pro, que parecem sofrer de uma diminuição de desempenho em algumas aplicações na vida real, mostrando resultados bem diferentes nos testes sintéticos.
OnePlus estará a limitar o desempenho de certas aplicações para obter maior autonomia
Segundo aquilo que o AnandTech conseguiu apurar, a marca reduz significativamente o desempenho de aplicações populares como o Twitter, Chrome ou Uber colocando-as numa espécie de lista negra e impedindo que os núcleos de processamento mais rápidos lhes consigam aceder.
Dessa forma a fabricante consegue artificialmente aumentar a autonomia dos seus dispositivos, retirando ao utilizador a performance que é prometida neste caso pelo SoC Snapdragon 888.
Como se não bastasse a empresa é acusada pelo GeekBench de manipular os resultados dos testes benchmark, já que não reduz a performance de todas as aplicações mas aplica este estrangulamento às apps mais populares da Play Store. Como consequência, os OnePlus 9 e OnePlus 9 Pro foram retirados da base de dados Android da plataforma.
A marca já confirmou a veracidade desta descoberta, defendendo que o seu comportamento tem como objetivo principal oferecer maior autonomia aos seus utilizadores, mesmo que isso signifique um smartphone significativamente mais lento na utlização de algumas das aplicações mais usadas da atualidade. Pior ainda, isto não é feito com o conhecimento do consumidor, mas antes “às escondidas” pelo menos até agora.
A diferença de desempenho pode até passar despercebida ao utilizador mais incauto, mas uma comparação direta com smartphones equivalentes como o Samsung Galaxy S21 Ultra ou o Xiaomi Mi 11 Ultra revela que algo está errado.
via: AnandTech
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Outros artigos interessantes: