Cada vez mais parece que todas as redes sociais que até agora eram 100% gratuitas, estão a desenvolver formas dos seus criadores de conteúdo monetizarem o conteúdo, obrigando os utilizadores a realizar pagamentos mensais para ter acesso a todo o conteúdo. A mais recente, é o Instagram.
Após ter sido confirmado que o Twitter está a testar uma nova ferramenta chamada “Trusted Friends”, agora é a vez do Instagram confirmar que está a desenvolver “Exclusive Stories”, que ficarão apenas disponíveis para utilizadores que tenham uma subscrição ativa.
Ainda não foram revelados muitos detalhes sobre esta nova ferramenta, mas foi confirmado ao Tech Crunch que está a ser desenvolvida, podendo ser lançada muito em breve.
Instagram vai permitir a criação de grupos de membros exclusivos (pagos)
Com esta nova ferramenta, os criadores de conteúdo vão passar a publicar Stories exclusivas que poderão ser vistas apenas pelos membros do seu grupo premium. Apesar de não ter sido ainda confirmado, tudo indica que funcionará com um formato de subscrição mensal, que dará acesso livre aos “fãs”.
Este é um conceito implementado já por diversas plataformas, tal como o Patreon, OnlyFans, etc. Estas Stories exclusivas não permitirão que os utilizadores realizem capturas de ecrã, de forma a garantir que o conteúdo é 100% exclusivo e não é passível de ser partilhado.
Esta parece ser uma das novas formas a ser desenvolvida pelo Instagram para os criadores de conteúdo conseguirem monetizar o seu conteúdo. Tal como avançou Adam Mosseri recentemente, a rede social está a estudar e analisar várias formas alternativas de monetização, que se deverão converter em novas ferramentas durante os próximos meses.
Além destes conteúdos premium, estão também a estudar a possibilidade de implementar o suporte para gorjetas e também o lançamento de uma plataforma de NFTs.
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
via: TechCrunch
Outros artigos interessantes: