A corrida ao espaço das empresas privadas tem crescido nos últimos anos, com a SpaceX de Elon Musk e a Virgin Galactic de Richard Branson a encabeçarem os avanços pelos voos espaciais comerciais. A relação entre os dois multimilionários norte-americanos era praticamente desconhecida, havendo muita especulação sobre uma possível rivalidade. No entanto, essa potencial rivalidade foi desmentida esta segunda-feira.
Elon Musk agendou uma viagem ao espaço junto da Virgin Galactic. Foi a própria empresa de Richard Branson que confirmou esta informação ao Wall Street Journal, garantindo que o CEO da SpaceX e da Tesla está já na lista de espera por uma das próximas viagens da Virgin Galactic.
Richard Branson considera Elon Musk um amigo
Se vários fãs desconfiavam de uma potencial rivalidade, este agendamento vem indicar que poderá haver um grande reconhecimento e admiração entre ambos. E Richard Branson confirmou ao Sunday Times que vê Elon Musk como um “amigo” e admite, um dia, viajar ao espaço através de uma das naves da SpaceX.
A verdade é que ambas SpaceX e Virgin Galactic têm objetivos diferentes no mercado. A SpaceX está focada num segmento do turismo espacial direcionado para as viagens lunares, dedicando-se também ao transporte de mercadoria pesada para a Estação Espacial Internacional e na colocação de satélites em órbita.
Já a Virgin Galactic é inteiramente focada no turismo espacial, já que a Virgin Orbit será sim a responsável pela colocação de satélites no espaço que não justifiquem a utilização de foguetões convencionais, devido ao seu elevado custo.
Se a boa relação entre ambos os executivos se manterá no futuro, é uma incógnita, já que os interesses de ambas as empresas, conforme os serviços que poderão vir a prestar, poderão também vir a colidir entre si. Veja-se o exemplo da Blue Origin, de Jeff Bezos, que tentou descredibilizar a viagem de Richard Branson do passado dia 11 de julho através da Virgin Galactic, alegando que essa mesma viagem, ao não ultrapassar a linha de Kármán, a mais de 100 quilómetros de altitude, não pode ser considerada uma viagem ao espaço.
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Via: Engadget
Outros artigos interessantes: