O segmento dos smartphones dobráveis tem sido maioritariamente dominado pela Samsung nos últimos anos, com as linhas Galaxy Z Fold e Z Flip a roubarem as atenções do mercado graças à qualidade apresentada.
Este cenário favorável à gigante tecnológica poderá mudar muito em breve, com a chegada em 2021 de cinco novos smartphones dobráveis, entre os quais quarto pertencem as marcas que se vão estrear no segmento.
Google, Xiaomi e OPPO entre as fabricantes que vão desafiar os dobráveis da Samsung
A notícia surge através do The Elec, fonte sul-coreana que vem noticiar várias informações relativamente ao Ultra Thin Glass (UTG), vidro utilizado nos ecrãs dobráveis, sendo que a fonte associa nesse mesmo artigo vários nomes conhecidos do mercado mobile.
O primeiro e mais intrigante é a Google. A gigante tecnológica norte-americana tem sido associada, através de rumores, ao desenvolvimento de um smartphone dobrável de nome Pixel Fold, com um ecrã dobrável de 7.6 polegadas. Para além do tamanho deste ecrã, não foram ainda reveladas mais informações quanto a este dispositivo.
O segundo nome que salta à vista é a Xiaomi. A fabricante chinesa estará a desenvolver um sucessor para o Mi MIX Fold. Segundo a fonte, o Xiaomi Mi MIX Fold 2 será um dispositivo de grandes dimensões, com um ecrã exterior de 6.52 polegadas e um ecrã principal dobrável de 8.01 polegadas.
No mesmo sentido vai a proposta da Honor, também aqui mencionada, que estará a desenvolver um dobrável e que pode mesmo surpreender com a sua apresentação já no evento de dia 12 de agosto, onde deverá ser apresentado o Honor 50. O dobrável terá o nome Honor Magic Fold e possuirá um ecrã principal que, quando aberto, se estende até 8.03 polegadas, com um ecrã exterior de 6.45 polegadas.
As últimas duas fabricantes mencionadas são a OPPO e a Vivo, ambas pertencentes ao grupo BBK Electronics. Ainda assim, os seus dobráveis serão bem diferentes, com a proposta da OPPO a ser de dimensões mais compactas, com um ecrã principal de 7.1 polegadas e um ecrã exterior de 5.45 polegadas, enquanto as telas do smartphone da Vivo ascendem às 8 polegadas para o ecrã principal e 6.5 para o ecrã secundário.
Aproveita: powerbank Anker PowerCore Slim a menos de 20€!
Apesar de estas serem notícias entusiasmantes para o público, o domínio da Samsung no setor poderá continuar a verificar-se. Quatro das empresas supramencionadas tendem a lançar modelos de smartphone exclusivos para o mercado chinês, como foi o caso do Xiaomi Mi MIX Fold, não sendo certo que estes dobráveis sejam lançados nos mercados globais.
Por outro lado o Google Pixel Fold poderá padecer do pouco impacto que a Google tem no mercado mobile como fabricante, sendo que a Samsung poderá tirar partido do seu esmagador alcance e público alvo. O The Elec alega que os mencionados smartphones dobráveis serão apresentados ainda em 2021, pelo que nos resta apenas aguardar para confirmar a veracidade das informações partilhadas esta quarta-feira.
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Fonte: The Elec
Outros artigos interessantes: