O Asus ROG Phone 5 é o smartphone gaming topo de gama da Asus para 2021 e possui todo o poder de fogo necessário para ser uma referência no mercado Android. Numa altura em que a concorrência da Xiaomi, Nubia e Lenovo está cada vez mais forte, a Asus aproveita toda a sua experiência neste segmento para chegar ao público com uma proposta bem refinada.
Assim, o Asus ROG Phone 5 dá continuidade ao bom trabalho da empresa de Taiwan nos últimos anos e herda os princípios da linha ROG Phone, primando por se manter o “Rei das Especificações”. O TecheNet teve acesso a uma unidade de teste e esta é a nossa análise completa àquele que poderá ser um dos melhores smartphones gaming de 2021.
Asus ROG Phone 5: o Rei das Especificações está de volta
Se em 2021 cada vez são mais as opções com desempenho de topo, a verdade é que o nicho gaming vem ganhando popularidade e começa a destacar-se cada vez mais. Os novos smartphones deste segmento deixam cada vez mais de ser um mero smartphone com o processador topo de gama do respetivo ano e um design mais agressivo, para passarem a ser verdadeiras máquinas especializadas e prontas a suster altos níveis de performance por períodos de tempo prolongados.
Nesse sentido, o Asus ROG Phone 5 continua a ser a referência no setor, trazendo consigo uma imponente lista técnica que deixa bem claro o quão séria é esta proposta da Asus. Assim, para começar, temos de imediato todo o poderio do Snapdragon 888, o “cérebro” do Asus ROG Phone 5, que garante todo o desempenho do dispositivo.
Jogar títulos mais exigentes como o PUBG Mobile, Call of Duty: Mobile ou Asphalt 9 torna-se numa experiência natural, sendo quase “fácil” para este Asus correr outros como Brawl Stars ou Horizon Chase. O smartphone, como seria de esperar, supera todos os desafios que lhe são propostos, mesmo que tal implique elevar os gráficos ao máximo. O número de frames por segundo mantém-se estável e, apesar de se notar algum aquecimento, é pouco notória a perda de desempenho em sessões longas de jogo.
Convém notar que a versão que nos foi enviada é a configuração média, com 12GB de RAM LPDDR5 e 256GB de armazenamento UFS 3.1. Apesar deste facto, todo o poderio do Asus ROG Phone 5 apresenta-se ao serviço sempre que esperado, mesmo que esta não seja a versão de 16GB de RAM ou até a versão de 18GB Ultimate Edition. Para confirmar as capacidades da nossa unidade de teste, ficam abaixo os nossos resultados nas plataformas Geekbench, AnTuTu e 3DMark.
Há que notar que toda a experiência de jogo será também dependente da forma como a imagem nos chega. Neste campo, não há grandes dúvidas que a Asus fez um trabalho soberbo, ao incluir uma tela AMOLED de 6.78″ polegadas, com taxa de atualização máxima de 144Hz, resolução Full HD+ (1080p). Este ecrã transmite uma imagem de alta qualidade e com ótimas cores, sendo que a sua taxa de atualização permite ao Snapdragon 888 explorar aqueles frames extra que consegue extrair de cada jogo.
O design do Asus ROG Phone 5 não deixa dúvidas sobre a linhagem à qual pertence
Passando a olhar agora para o exterior do smartphone, não há grandes dúvidas de que este é, de facto, um membro da família Republic of Gamers. O Asus ROG Phone 5 mantém as suas linhas clássicas, apenas ligeiramente atualizadas, mas com o mesmo esquema de cores preto e vermelho como opção principal (e que coincide com a versão testada). Há, no entanto, agora a opção por uma versão em branco com pormenores em azul que tornam o smartphone ainda mais exclusivo e chamativo.
Apesar de ser um terminal marcadamente gaming, há que constatar que consegue de facto, passar despercebido do público. Desligando o LED traseiro com o logótipo ROG, este é um smartphone que não será tão extravagante como outras propostas, como o Lenovo Legion Phone Duel 2, o que poderá agradar a alguns utilizadores mais discretos.
Apesar de mais discreto do que outras opções do mercado em termos de design, não há como contornar as grandes dimensões do Asus ROG Phone 5. Este é um smartphone cuja utilização com uma mão se torna mais complicada, com uma altura de 172.8 milímetros e uma largura de 77.3 milímetros. Por outro lado, também não é o smartphone mais fino e leve que vais encontrar, com uma espessura de 10.3 milímetros e um peso de 238 gramas.
A sensação na mão é, portanto, bem pesada para o utilizador, com um desconforto ainda maior para os bolsos mais apertados. Ainda assim, a construção e o toque são agradáveis, com uma sensação de solidez e utilização de materiais premium. De facto, há um especial cuidado no vidro do ecrã, protegido por Gorilla Glass Victus, proteção essa que não se estende à parte traseira, “apenas” com Gorilla Glass 3, que não será tão resistente a riscos.
Toda a estrutura lateral é feita em alumínio, o que de si inspira uma sensação de solidez. Apesar de não ter sido testado na nossa unidade, convém relembrar, no entanto, que este smartphone possui alguns pontos frágeis, como as antenas e a porta USB-C laterais, que em conjunto com a dupla bateria, tornam o ROG Phone 5 menos resistente do que seria de esperar.
Especificações do ASUS ROG Phone 5
- Ecrã:
- AMOLED (Samsung)
- 6,78″ polegadas
- Full HD+
- Always-on HDR Display
- Brilho máximo de 1,200nits
- Proteção Corning Gorilla Glass Victus
- Suporte para HDR10 e HDR10+
- Taxa de atualização variável de até 144Hz
- Performance:
- Processador Qualcomm Snapdragon 888
- Até 16GB de memória RAM LPDDR5
- Até 256GB de memória interna UFS 3.1
- Câmaras:
- Traseira:
- 64MP (Sony IMX686) + 13MP (ultra grande angular) + 5MP (macro)
- Frontal:
- 24MP
- Traseira:
- Bateria:
- 6,000mAh
- Carregamento rápido a 65W
- Segurança:
- Leitor de impressão digital no ecrã
- SO:
- Android 11
Especificações do ASUS ROG Phone 5 Pro
- Ecrã:
- AMOLED (Samsung)
- 6,78″ polegadas
- Full HD+
- Always-on HDR Display
- Brilho máximo de 1,200nits
- Proteção Corning Gorilla Glass Victus
- Suporte para HDR10 e HDR10+
- Taxa de atualização variável de até 144Hz
- Performance:
- Processador Qualcomm Snapdragon 888
- 16GB de memória RAM LPDDR5
- 512GB de memória interna UFS 3.1
- Câmaras:
- Traseira:
- 64MP (Sony IMX686) + 13MP (ultra grande angular) + 5MP (macro)
- Frontal:
- 24MP
- Traseira:
- Bateria:
- 6,000mAh
- Carregamento rápido a 65W
- Segurança:
- Leitor de impressão digital no ecrã
- SO:
- Android 11
O uso diário do Asus ROG Phone 5 tem os seus altos e baixos
Com a exceção dos utilizadores mais aficionados, o Asus ROG Phone 5 dividirá o seu tempo entre sessões de jogo intensivas e o uso normal diário. Assim, cabe aferir a sua usabilidade num dia normal, fazendo o seu papel de smartphone. Neste aspeto, cabe referir que o ROG Phone 5 cumpre muito bem o seu papel de dispositivo móvel, com nenhum problema a apontar quanto a conectividade ou qualidade de chamadas.
O motor de vibração é acima da média mas a sua afinação está claramente mais vocacionada para a jogabilidade. O próprio ecrã, que não podemos deixar de elogiar na qualidade de imagem, podia ser melhorado quanto ao brilho. Ainda que tenha melhorado ligeiramente face ao seu antecessor, ecrã do Asus ROG Phone 5 nem sempre foi fácil de visualizar em cenários exteriores em dias solarengos, o que pode não agradar a alguns utilizadores.
Utilizar o smartphone no seu modo intermédio de eficiência garante que se consegue obter um desempenho bem satisfatório sem penalizar a bateria. E por falar na bateria, temos aqui uma dupla célula de 3,000 mAh, que perfaz uma capacidade total de 6,000 mAh, que permite para o utilizador médio dois dias de utilização confortáveis. Mesmo em sessões de jogo intensas, o smartphone garante pelo menos 4 a 5 horas seguidas com a configuração menos eficiente. Por outro lado, o carregamento rápido de 65W é rápido o suficiente para carregar este dispositivo dos 0 aos 100% em menos de uma hora.
Outro aspeto que nos agradou imenso foi o som. Em primeiro lugar, serão sempre poucos os elogios que podemos fazer ao sistema de som stereo do Asus ROG Phone 5, o melhor que já testamos e sendo absolutamente imbatível no mercado mobile, com graves que envergonham alguns computadores portáteis. E se o utilizador pretender, pode ouvir música através dos seus auscultadores ou auriculares com cabo, já que temos aqui de volta a entrada de áudio jack 3.5mm.
No capítulo da segurança, o Asus ROG Phone 5 permite ao utilizador desbloquear o ecrã com reconhecimento facial ou com o leitor de impressões digitais embutido no ecrã. Ora, se quanto à primeira opção não temos nada a apontar, a verdade é que a segunda desiludiu-nos imenso. Para além de uma resposta manifestamente lenta, foi também muito imprecisa, reconhecendo a impressão digital com muitas dificuldades e apenas em metade das tentativas. Apesar de este poder ser um problema atribuído à nossa unidade de teste, outras fontes garantem que este sensor apresentou dificuldades em fazer o seu trabalho, o que é criticável para um terminal deste calibre.
Por fim, cabe abordar o capítulo das câmaras. O Asus ROG Phone 5 utiliza um triplo sensor fotográfico traseiro, com uma câmara principal de 64MP cujos resultados são de facto muito bons. Mesmo em utilização noturna, a câmara principal do ROG Phone 5 surpreendeu-nos pela qualidade apresentada. Em sentido inverso está a grande angular de 13MP, que apresenta resultados apenas médios, tal como a câmara de 5MP macro. Pela frente, a câmara de selfies tem uma qualidade aceitável, mas com alguns problemas com a exposição. Podes conferir todas as fotografias na sua qualidade original aqui.
Conclusões
A nossa opinião quanto ao Asus ROG Phone 5 é bastante comum face à opinião geral. Este é um dispositivo que os aficionados do gaming vão adorar, com capacidades mais do que suficientes para devorar qualquer carga mais exigente em 2021 (e provavelmente nos próximos 3 ou 4 anos), com um design tipicamente gaming sem ofender, um ecrã satisfatório e um sistema de som que nos surpreendeu pela positiva.
Apesar das suas grandes dimensões, gostamos também de o utilizar no dia-a-dia, com toda a rapidez que permite em todas as tarefas. Assim, concluímos que estamos perante um dispositivo que, apesar do seu foco nos videojogos, consegue também exercer outro tipo de funções, com uma fantástica experiência no consumo de multimédia, autonomia muito acima da média e câmaras competentes, pelo que consideramos ser uma das referências no setor.
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Outros artigos interessantes:
- Riot Games: conhece todos os detalhes do evento Sentinels of Light
- Asus Zenfone 8, o David contra todos os Golias
- PS Store: mais de 1000 jogos e DLC para PS4 e PS5 em promoção!
A nossa análise
Asus ROG Phone 5
O Asus ROG Phone 5 é a nova proposta da Asus para o segmento do mobile gaming em 2021 e tira todo o partido do poderio do Snapdragon 888, processador Qualcomm topo de gama. Este gigante eleva o patamar de desempenho do mercado Android, sendo uma das melhores opções para sessões de jogo longas. Ainda assim, o seu desempenho diário na execução de tarefas básicas é também bastante agradável, com uma boa câmara principal, fantástica autonomia e uma experiência de consumo multimédia soberba.
O melhor
- Desempenho de topo
- Ecrã AMOLED 144 Hz
- Altifalantes Stereo são os melhores do mercado em 2021
- Câmara principal que surpreende
- Autonomia
O pior
- Brilho do ecrã
- Leitor de impressões digitais
- Peso de 238 gramas
Classificações
-
Performance
-
Ecrã
-
Design
-
Autonomia
-
Preço
Asus ROG Phone 5 nas lojas
Todas estas lojas fazem envios para Portugal