O Apple M1 é um processador que veio revolucionar o mercado em vários setores, mas a sua arquitetura ARM veio impedir que corresse algumas aplicações de forma nativa. O Adobe Premiere Pro era uma das aplicações que não tiravam partido total do poder do novo chip da Apple, mas isso muda a partir desta terça-feira.
O Adobe Premiere Pro já tem uma versão estável oficial com suporte total para o Apple M1, podendo ser utilizado de forma nativa em todos os dispositivos com esse processador. A Adobe garante que a versão da aplicação com suporte para o M1 conseguirá uma melhoria de 50% no seu desempenho ao abrir e uma edição de vídeo 77% mais célere.
O Adobe Premiere Pro junta-se a um leque de aplicações profissionais já adaptadas ao Apple M1
O Apple M1 chegou ao mercado em novembro de 2020 através do Mac mini, do MacBook Air e do MacBook Pro 13. Um dos problemas que se impunham aquando a sua chegada ao mercado foi a falta de compatibilidade das aplicações desenvolvidas para processadores x86, obrigando os utilizadores destes dispositivos a recorrer constantemente à Rosetta 2.
Aproveita: MacBook Pro M1 com desconto de 192€ e portes grátis!
Apesar do desafio imposto pela Apple, a Adobe foi célere a adaptar-se à nova arquitetura dos processadores, sendo que o Adobe Premiere Pro é já a sexta ferramenta com suporte total para o Apple M1. A Adobe começou a anunciar as novas versões para este processador em dezembro de 2020 com o Lightroom, tendo em março lançado a nova versão do Photoshop e em junho um triplo lançamento das versões do Lightroom Classic, Illustrator e InDesign. Para além do Premiere Pro, também o Adobe Character Animator e o Media Encoder passam também a ter suporte para o M1 a partir desta terça-feira.
Quanto ao Adobe Premiere Pro, a sua nova atualização traz também novidades ao nível funcional, com uma nova ferramenta de transcrição de texto a automática e uma funcionalidade de personalização de legendas.
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Via: The Verge
Outros artigos interessantes: