Longe ficaram as aulas nas quais o professor se parava na frente de uma enorme sala e falava sem interrupções durante várias horas utilizando apenas um quadro verde escrito com giz, enquanto um grupo de alunos escutava atentamente e fazia anotações com lápis e papel.
Além de modificar a vida cotidiana da maioria das pessoas, os avanços da tecnologia impactaram na área educativa, mudando para sempre a forma de ensinar e aprender. Atualmente existem diferentes recursos relacionados com a internet e a virtualidade que podem ser aplicados dentro da sala de aula.
A boa notícia é que as escolas e universidades não precisam fazer apostas na Bet365 nem ganhar a loteria ( lotaria ) para obter estas ferramentas tecnológicas, pois muitas delas não requerem grandes investimentos.
4 recursos tecnológicos ideais para a sala de aula
Os dispositivos tecnológicos auxiliam os professores a explicar diversos assuntos e ajudam os alunos a compreender melhor algumas questões. Além disso, muitos deles são simples de usar e não implicam grandes modificações na dinâmica da aula.
Plataformas de ensino adaptativo
Não existe um estudante igual ao outro. Portanto, um dos maiores desafios para os professores é conseguir que todos os alunos entendam os conceitos.
As plataformas de ensino adaptativo utilizam a inteligência artificial para detectar as dificuldades dos estudantes de acordo com a interação particular deles. Desta forma, conseguem interpretar se o assunto foi compreendido pelo aluno ou se, pelo contrário, é preciso reforçar alguns conhecimentos.
Nesses casos, as interfaces propõem sugestões de animações, textos, vídeo aulas e exercícios que ajudam o aluno a atingir os conteúdos que precisa.
Lousa digital
20 anos atrás ninguém imaginava que chegaria um momento no qual os quadros verdes e o giz ficariam obsoletos. As lousas digitais são um recurso tecnológico muito vantajoso dentro de uma sala de aula, especialmente quando se trata de turmas de crianças.
Elas favorecem a interação dos estudantes e ajudam a agilizar o ritmo das aulas, possibilitando uma experiência de aprendizagem dinâmica e enriquecedora.
Notebooks, smartphones e tablets
Além de ser úteis para enviar correios eletrónicos e pesquisar informação, estes dispositivos tecnológicos permitem o compartilhamento instantâneo e eficaz de dados e registos entre professores e estudantes. Graças a eles, já não é preciso que os alunos copiem grandes quantidades de texto escrito em quadros.
Através destes recursos é possível acessar a conteúdos em diferentes formatos, como textos, áudios, vídeos, jogos, imagens, apresentações multimídia ou podcasts, assim como também visitar páginas web e ambientes virtuais de aprendizagem.
Realidade virtual
Os equipamentos de realidade virtual oferecem experiências de aprendizagem interativas e imersivas que atraem a maioria dos alunos, independentemente da sua idade ou do tipo de conteúdo que estiverem estudando.
Graças à realidade virtual os professores podem lograr que os estudantes conheçam lugares distantes ou ambientes que na vida real seriam impossíveis de visitar por razões geográficas, temporais, económicas e sanitárias.
A realidade virtual oferece inúmeras possibilidades de aprendizagem. Com o equipamento adequado os estudantes podem viajar ao interior de uma caverna, mergulhar no fundo do mar, ser testemunhas de fatos históricos que aconteceram no passado e inclusive viajar dentro do corpo humano para ver de perto seu funcionamento.
Outros artigos interessantes: