Nos últimos meses têm sido comuns as indicações por parte da Microsoft de que uma nova versão do sistema operativo Windows pode estar para breve. Essa nova versão será um salto geracional, que poderá ser apelidada Windows 11, e o seu lançamento poderá acontecer, afinal, ainda este mês.
A Microsoft anunciou um evento Windows a realizar no próximo dia 24 de junho, que promete dar a conhecer ao mundo “o que vem a seguir” (relativamente ao sistema operativo). Todos os rumores em torno da possível nova geração Windows têm convergido neste anúncio, especulando-se até sobre uma nova imagem, na forma de um novo logótipo, que pode ser avistada pelo reflexo da luz que entra pela janela na animação do anúncio.
Windows 11 deverá incluir mudanças estéticas e funcionais no sistema operativo da Microsoft
Com o salto para a nova geração do sistema operativo, a Microsoft pretende marcar bem a transição, oferecendo ao Windows 11 todo um aspeto distinto e uma panóplia de novas funcionalidades. Começando pelas primeiras, a tecnológica norte-americana tem trabalhado num projeto chamado Sun Valley, cujo objetivo será rejuvenescer o aspeto visual do Windows.
A mudança visual vem de mãos dadas com a mudança funcional, havendo uma reorganização de ménus, muitos reaproveitados do projeto Windows 10X, o sistema da Microsoft que foi desenvolvido para integrar tablets e também para rivalizar com o ChromeOS, que eventualmente foi cancelado pela empresa.
Entre as novidades teremos um novo menu Inicio, novos ícones do sistema, melhoramentos ao explorador de ficheiros e o adeus definitivo aos ícones da era pós Windows 95. A interface será a cara do novo Windows 11, mas a Microsoft pretende ir mais longe nas mudanças, com a loja de aplicações a sofrer uma remodelação, havendo maior abertura para a receção de aplicações de criadores externos, sendo o melhor exemplo disso os desenvolvedores de browsers como o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.
Após o renovado interesse no sistema operativo Windows criado pelo trabalho à distância que a pandemia da COVID-19 criou, a Microsoft poderá ter aqui o impulso necessário para gerar um grande interesse no Windows 11 como uma versão melhorada do seu sistema. Resta perceber até que ponto esta será uma mudança benéfica para a empresa, que havia anunciado anteriormente que o Windows 10 seria a geração final do Windows, a ser aperfeiçoada ao longo dos anos.
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Fonte: Microsoft
Outros artigos interessantes: