Após vários meses de rumores e teasers, a Microsoft anunciou de forma oficial o Windows 11. A nova versão do sistema operativo para computador mais utilizado do mundo chega agora numa nova versão que promete aproveitar o renovado interesse em dispositivos Windows que se tem verificado desde 2020.
Com o Windows 11 os utilizadores têm direito a uma evolução que não foge aos princípios do Windows 10, cimentando o bom trabalho levado a cabo pela Microsoft. No entanto, sendo uma nova versão, há todo um design e características que dão significado à atualização e explicam o salto geracional.
Windows 11 traz uma nova cara ao sistema da Microsoft
Num primeiro impacto, o Windows 11 distingue-se imediatamente das restantes versões do sistema operativo pela questão estética e organizacional. As aplicações da barra de tarefas passam agora a estar centradas, interrompendo uma tradição com décadas onde as aplicações e janelas eram alinhadas à esquerda.
O menu Início teve também direito a um novo aspeto, sendo também centrado e mais simples. O antigo mural é agora substituído por uma grelha simplificada e que apresenta as aplicações mais utilizadas de forma moderna, bem como algumas sugestões logo abaixo.
O aspeto estético não se fica por aqui, com as próprias janelas do Windows 11 a apresentarem um novo aspeto com cantos arredondados. O sistema traz consigo todo um novo pack de ícones e várias opções para o layout das janelas abertas com os modos Snap Layouts, Snap Groups e Desktop, que podem ser predefinidos pelo utilizador conforme as suas preferências.
A nível funcional há também grandes novidades. A Microsoft Store recebe aqui um dos seus maiores updates, com um desempenho melhorado e que aproveita também de um novo aspeto, mas que passa agora a possibilitar a instalação de aplicações Android no Windows 11, resultado de uma parceria entre a Intel e a Amazon.
Voltando ao Ambiente de Trabalho, há toda uma janela dedicada aos widgets, que pode ser invocada a todo o tempo do canto inferior esquerdo do ecrã. O Windows 11 está melhor preparado para a transição entre modo laptop e modo tablet para os dispositivos com ecrã destacável. O sistema vai reconhecer a mudança e ajustará o layout e as funcionalidades de forma a estarem otimizadas para o ecrã tátil.
Duas novidades para os amantes de videojogos serão as funcionalidades herdadas da Xbox Series X: o Auto HDR e a DirectStorage, sendo que esta última tirará melhor proveito da memória interna NVMe SSD para reduzir significativamente o tempo de carregamento dos videojogos. A App da Xbox marca novamente aqui presença.
Uma app que assume uma maior “responsabilidade” é a Microsoft Teams. A aplicação passa a fazer parte integrante do sistema operativo e é o serviço de excelência para fazer chamadas e enviar mensagens através do Windows 11.
Ainda que a atualização do sistema operativo não seja tão drástica como outras que vimos no passado, a verdade é que a Microsoft consegue uma evolução muito interessante e que torna o seu sistema operativo mais concordante com as atuais exigências do mercado. O Windows 11 aparenta, assim, ter tudo para ser um sucesso logo que chegue ao mercado a partir de outubro a todos os utilizadores, sendo que a atualização estará disponível gratuitamente para todos os dispositivos com Windows 10.
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Fonte: Microsoft
Outros artigos interessantes: