A OPPO apresenta-se em 2021 com uma proposta séria para se afirmar no mercado europeu, para tal fazendo uso da terceira geração da linha Find X. O OPPO Find X3 Lite faz parte de um alinhamento premium e surge como a versão mais acessível desta gama de produtos OPPO, vindo concorrer no mercado com terminais como o Samsung Galaxy A52 5G ou o Xiaomi Mi 11 Lite 5G.
Ainda que este seja o smartphone mais acessível da sua família, existem argumentos muito interessantes e que podem surpreender o utilizador, especialmente pela eficácia com que desempenha todas as funções que se exigem de um smartphone desta categoria. Assim, após termos esmiuçado a versão Pro, é agora a vez do OPPO Find X3 Lite ser analisado a fundo pelo TecheNet.
OPPO Find X3 Lite: um design que marca a separação entre as versões Lite e Pro
A primeira impressão que o utilizador do OPPO Find X3 Lite terá quanto ao design será de confusão. Ainda que partilhem o nome na sua maioria, há uma grande diferença entre o Find X3 Lite e o Find X3 Pro, com designs que se afastam em quase tudo. Esta é, na verdade, uma característica da linha Find X3, onde é possível constatar que, dos quatro smartphones que a constituem, há uma clara divisão no design.
Se ambos OPPO Find X3 e o Find X3 Pro chegam ao mercado com um aspeto distintivo e que os identifica imediatamente como sendo topo de gama OPPO, a verdade é que a unidade que nos chegou para teste do OPPO Find X3 Lite e a versão Neo herdam outro tipo de linguagem mais conservadora, já que os mesmos são, na realidade, a versão internacional dos OPPO Reno5 5G e Reno5 Pro+ 5G, respetivamente.
Apesar deste reparo ao design dos smartphones, não ficamos indiferentes ao aspeto do Find X3 Lite. Ainda que as suas linhas sejam mais sóbrias do que a versão Pro, não nos deixou de surpreender o quão a versão Azure Blue que utilizamos consegue chamar a atenção, sendo sem dúvida a opção de cor indicada para os mais vaidosos.
Ao utilizar o smartphone, ficamos agradados pelo conforto na mão. O OPPO Find X3 Lite é leve, pesando apenas 172 gramas e as suas dimensões (159.1 x 73.4 x 7.9 mm) facilitam a utilização com uma mão. Enquanto o ecrã está protegido por vidro Gorilla Glass 5 para uma boa proteção contra riscos, a parte traseira é feita em plástico, com uma textura sandpaper agradável ao toque, não colhendo marcas de dedos. Apesar do plástico na parte traseira, ficamos satisfeitos por reportar que a unidade testada se mostrou muito resistente a riscos, não apresentando qualquer marca.
Com a cor que a traseira do smartphone apresenta, o OPPO Find X3 Lite consegue de facto ser vistoso, sendo que este tom de azul se estende pela estrutura lateral e pelo módulo de câmaras. O sistema de quatro de câmaras traseiro é, na verdade, pouco intrusivo, criando um relevo mínimo, o que é um ponto positivo a nosso ver.
Nas laterais do novo OPPO situam-se os habituais botões de bloqueio (à direita) e de volume (à esquerda), deixando para a parte inferior o seu altifalante (não há aqui altifalantes stereo), a entrada USB-C e, como ponto muito positivo, um leitor de áudio jack 3.5mm, uma característica que se torna cada vez mais rara no mercado mobile e que muito apreciamos. Aliás, na própria caixa são incluídos auriculares com fio que tiram o melhor proveito desta entrada. O leitor de impressões digitais, por sua vez, encontra-se embutido no ecrã.
O OPPO Find X3 Lite responde de forma competente e é um prazer de utilizar
Apesar de o design e construção serem bastante importantes e nos terem agradado, cabe também elogiar o desempenho do OPPO Find X3 Lite. Utilizar este smartphone foi uma surpresa agradável, com três motivos à cabeça: ecrã, desempenho e bateria.
Começando pelo primeiro, o ecrã, este trata-se de uma tela AMOLED de 6.43 polegadas, com resolução Full HD+ (1080×2400) que apresenta uma boa qualidade de imagem e cores e que, na nossa opinião, se superioriza, por exemplo, à qualidade de imagem do OnePlus Nord. O brilho deste ecrã é outro dos pontos positivos, sendo que, apesar de não atingir os níveis da versão Pro, nunca tivemos dificuldades em utilizar este dispositivo em dias solarengos.
Há ainda a reparar que esta tela torna a experiência de utilização bastante agradável com a sua taxa de atualização de 90Hz, que torna tudo mais suave sem penalizar a bateria. Como é claro, esta suavidade só é possível pelo bom desempenho do processador. Assim, no interior do Find X3 Lite está um Snapdragon 765G, processador gama-média da Qualcomm muito elogiado em 2020 e que nos permitiu desempenhar todas as funções do dia-a-dia sem qualquer hesitação e mostrou-se muito bem otimizado para o ColorOS 11.1.
O Snapdragon 765G será também capaz de apresentar uma boa performance da grande maioria dos jogos da Play Store, sendo que apenas em títulos como o Asphalt 9 ou o PUBG: Mobile poderá apresentar algumas dificuldades na qualidade gráfica máxima. Assim, deixamos abaixo os testes nas plataformas Geekbench 5, AnTuTu e 3DMark (Wild Life) que poderão comprovar o desempenho da nossa unidade.
O terceiro destaque positivo que encontramos ao utilizar este smartphone foi a sua bateria. O OPPO Find X3 Lite está munido com uma unidade de 4,300 mAh, o que, nos dias de hoje, não é uma capacidade propriamente surpreendente (não são poucos os modelos que chegam com 5,000 mAh ou mais).
Ainda assim, a otimização de todo o sistema pode levar a que o smartphone faça um melhor uso da capacidade da sua bateria e esse foi precisamente o caso. O dia com utilização mais intensiva consistiu em várias horas a fotografar e a gravar vídeo, com localização ligada e Google Maps ativo, bem como algumas sessões de gaming e reprodução de música e vídeos, utilizando sempre o modo de desempenho máximo, tendo chegado ao fim do dia com 25% de bateria. Este é um smartphone que, para o utilizador médio e cuidadoso, pode mesmo durar dois dias com uma carga completa, especialmente se não ativar o modo de desempenho.
E se a autonomia é um ponto forte deste OPPO, a verdade é que carregá-lo não é, de todo, um problema. Tal como a versão Pro, temos aqui presente o carregamento rápido SuperVOOC 2.0, capaz de carregar o smartphone a uma potência de 65W, o que resulta numa carga completa dos 0 aos 100% a rondar os 35 minutos.
Especificações do OPPO Find X3 Lite
- Ecrã:
- AMOLED
- 6,43″ polegadas
- Full HD+
- Always-on Display
- Taxa de atualização de 90Hz
- Brilho máximo de 750 nits
- Performance:
- Processador Qualcomm Snapdragon 765G
- 8GB de memória RAM
- 128GB de memória interna
- Câmaras:
- Traseira:
- 64MP + 8MP (ultra grande angular) + 2MP (macro) + 2MP (sensor de profundidade)
- Frontal:
- 32MP
- Traseira:
- Bateria:
- 4,300mAh
- Carregamento rápido a 65W
- Segurança:
- Leitor de impressão digital no ecrã
- SO:
- Android 11, ColorOS 11.1
Capítulo fotográfico tem muito a melhorar
Não há como negar que, em 2021, a grande maioria dos novos smartphones apresentam câmaras de boa qualidade nos seus sensores principais. Este é o caso do OPPO Find X3 Lite, cujo sensor principal de 64MP e a câmara de selfies de 32MP são de facto muito competentes, com boas capacidades especialmente em cenários com muita luz.
O modo noite, sem ser brilhante, consegue resultados positivos e que sem dúvida ajudam a aumentar a qualidade das fotografias capturadas em situações com pouca luminosidade. Podes conferir mais fotografias na sua qualidade original aqui.
No entanto, não podemos deixar de apontar algum desleixo por parte da OPPO na atenção dada aos sensores que aqui marcam presença. Se smartphones como o OnePlus Nord ou o Samsung Galaxy A52 5G chegam ao mercado com estabilização ótica de imagem nos seus sensores principais, oferecendo uma qualidade de foto noturna superior e uma estabilização de vídeo de bom nível, o OPPO Find X3 Lite falha redondamente neste capítulo, ao não incluir esta característica.
Os dois smartphones mencionados anteriormente permitem também, com as suas câmaras frontais de 32MP (tal como a do OPPO), gravação de vídeo em 4K a 30fps, sendo que no Find X3 Lite estamos limitados a apenas 1080p a 30fps. Por outro lado, voltando aos sensores traseiros, a câmara grande-angular de 8MP faz um trabalho que não desilude, mas também não espanta, notando-se uma variação nas cores captadas por este sensor e o sensor principal (algo que não verificamos na versão Pro e que foi por nós muito elogiado). Já dos sensores macro e de profundidade, ambos de 2MP, não há muito a dizer, sendo que o seu trabalho é manifestamente pobre, sendo quase dispensáveis.
Apesar da sensação geral positiva, há pontos a melhorar no OPPO Find X3 Lite
Como o leitor deverá ter depreendido, o OPPO Find X3 Lite foi, de facto, um smartphone que nos agradou. Ainda assim, para além das críticas às câmaras, há que apontar alguns pontos que gostaríamos de ver melhorados. Um deles parte da interface do smartphone, o ColorOS 11.1. Esta interface baseada no Android 11 agrada-nos nas opções de personalização que nos oferece, tendo até alguns pontos em comum com a OxygenOS 11, uma das nossas interfaces prediletas.
No entanto, esta não será das interfaces mais intuitivas na hora de fazer alterações, com um menu de definições algo confuso e que se torna demasiado complicado. Ficamos novamente com a ideia de que o ColorOS tem tudo para ser uma das melhores interfaces do mercado se corrigir esta questão da organização, já que a nível de opções de personalização é de facto de topo.
Por outro lado, cabe-nos criticar a opção de processador. Apesar de o Snapdragon 765G apresentar um bom desempenho para o consumidor médio, a verdade é que já há dois sucessores seus no mercado em 2021 e que oferecem um desempenho bem superior. O Xiaomi Mi 11 Lite 5G possui um deles, o Snapdragon 780G, onde o desempenho gráfico da Adreno 642 arrasa por completo a Adreno 620 do Snapdragon 765G, estando melhor preparado para os fãs de gaming.
E por falar em desempenho, este não será o smartphone com melhor relação desempenho/preço do mercado. Atualmente, é possível adquirir um POCO F3 por menos de 300€, com um processador topo de gama Snapdragon 870, que para além de garantir um desempenho muito superior atualmente, garante uma maior longevidade para o smartphone. Tudo isto por um preço bem inferior ao preço do OPPO Find X3 Lite, cujo preço em Portugal pode ir dos 430€ aos 470€ para a versão base.
Conclusões
O OPPO Find X3 Lite é um smartphone que, durante o período de testes, nos surpreendeu. Apesar de ser uma versão “Lite” e de isso implicar os devidos cortes necessários a baixar o preço, as suas capacidades agradaram-nos, com o smartphone a desempenhar muito bem, no cômputo geral, quase tudo o que se pode exigir de si no dia-a-dia.
Como é claro, não há smartphones perfeitos, com os apontamentos à câmara e ao preço a saltarem à vista nos pontos negativos. Ainda assim, é um smartphone que recomendamos para quem pretende uma experiência competente e que dá entrada à experiência OPPO. Assim, ficamos curiosos com o que OPPO pode fazer no futuro, sendo que, já nos demonstrou estar em Portugal para ficar e para ombrear com os melhores.
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Outros artigos interessantes:
- Moedas digitais ganham força com o crescimento do e-commerce
- Leica Leitz Phone 1: uma verdadeira obra-prima que custa um balúrdio
- Poupa €250 na compra do Samsung Galaxy S21 Ultra. Promoção histórica!
A nossa análise
OPPO Find X3 Lite
O OPPO Find X3 Lite é um smartphone que prima pela competência. Tudo o que faz, faz bem e com suavidade. Apesar de ser um gama-média, não há defeitos a apontar ao seu desempenho, nem tampouco ao seu excelente ecrã AMOLED. Apesar de um preço que o torna menos acessível que alguns rivais, este será sempre um terminal a considerar pela forma como consegue, sem grandes problemas, responder às necessidades do utilizador no dia-a-dia, sendo que os seus pontos fracos serão, maioritariamente, a falta de versatilidade das câmaras e a, por vezes, confusa experiência de utilização da ColorOS.
O melhor
- Ecrã AMOLED
- Autonomia
- Carregamento rápido
- Experiência de utilização
O pior
- Câmaras secundárias
- Definições do ColorOS
- Preço
Classificações
-
Design
-
Ecrã
-
Desempenho
-
Autonomia e Carregamento
-
Câmaras
-
Preço
OPPO Find X3 Lite nas lojas
Todas estas lojas fazem envios para Portugal