A união entre a OnePlus e a OPPO foi uma das notícias da semana, com as empresas a revelarem que a OnePlus passará agora a integrar as equipas da OPPO no desenvolvimento dos seus dispositivos, partilhando recursos, desenvolvimento e até linhas de produção.
Esta união, ainda que as marcas se mantenham nomes independentes, veio criar algum receio nos fãs da OnePlus, que temem que a empresa perca a identidade que foi criada ao longo dos anos e que se reflete, por exemplo, no software. A OxygenOS, interface da OnePlus para Android é uma das UI mais apreciadas do mercado, por ser fidedigna à versão base do sistema operativo e optar pelo bom desempenho, deixando de parte o bloatware que é habitual em smartphones de outras fabricantes.
Com a união das duas empresas do grupo BBK Electronics, os fãs temiam que a OxygenOS fosse substituído pela ColorOS, interface própria da OPPO. No entanto, esse cenário foi descartado de imediato por fonte da empresa liderada por Pete Lau.
OxygenOS é um projeto com futuro para a OnePlus, já de olho no Android 12
Apesar de a OnePlus estar já a integrar várias equipas de projeto da OPPO com a missão de melhorar os produtos de ambas as empresas, é garantido que os dois nomes vão continuar a existir no mercado mobile. De igual modo, a OnePlus pretende continuar o trabalho desenvolvido com a OxygenOS. De acordo com a empresa chinesa, a interface vai manter a sua independência nos mercados internacionais, sendo um dos pontos onde as empresas continuarão a atuar de forma independente.
Aproveita: OnePlus 9 com desconto de 50€ e portes grátis!
A questão suscitada pelos fãs foi, no entanto, pertinente. A OnePlus possuía até ao OnePlus 8T uma versão da OxygenOS dedicada ao mercado chinês, de nome HydrogenOS. Essa versão, que não continha os serviços Google, foi entretanto substituída pelo ColorOS nesse mercado a partir deste ano com o lançamento do OnePlus 9, o que levou os fãs, após o anúncio desta semana, a temer que tal acontecesse também nos mercados internacionais.
Sucede porém que a OnePlus terá planos para continuar a oferecer ao mercado a OxygenOS e, desta forma, deixa já água na boca quanto à próxima versão. Com as recentes informações sobre as novidades estéticas e funcionais que o Android 12 vai apresentar, será interessante perceber a adaptação da OxygenOS ao design Material You da Google.
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Fonte: mysmartprice
Outros artigos interessantes: