A maior quantidade de tempo em casa que a pandemia trouxe para o dia de muitas pessoas em todo o mundo aumentou a necessidade de realizar melhorias em casa, buscando, entre outras coisas, eletrodomésticos mais eficientes, desde os mais necessários e comuns, como, por exemplo, uma máquina de lavar de 8 kg, até os completamente ligados ao conforto e eficiência, com assistentes virtuais que ajudam a controlar esses eletrônicos. Uma prova disso é o grande aumento no número de casas inteligentes – aquelas que possuem eletrodomésticos automatizados – na Europa.
De acordo com o relatório da Berg Insight, no fim de 2020 o continente contava 51,4 milhões de sistemas de automatização residencial instalados. A estimativa da empresa é que, até 2024, a quantia chegue a 100 milhões.
Além da praticidade na rotina, boa parte dos dispositivos smart, diferentemente de suas versões comuns, são planejados para poupar recursos como água e energia, pensamento que além de necessário, se mostra tendência, como mostra o programa Programa Edifícios Mais Sustentáveis, de Portugal. O projeto é uma iniciativa do Governo português que visa melhorar a eficiência energética das casas do país com verba do Fundo Ambiental.
Máquina de lavar smart
Uma máquina de lavar inteligente faz parte dos aparelhos que, com novas tecnologias, estão transformando as casas em smart. No entanto, como este tipo de máquinas ainda representa uma certa novidade no mercado, são muitas as dúvidas que podem surgir sobre este equipamento, como, por exemplo, quais são as diferenças em relação às máquinas tradicionais? Vale a pena fazer esse investimento? Confira!
Os dispositivos inteligentes possuem conexão Wi-Fi, que permite ao usuário controlá-los remotamente por smartphones Android ou iOS, através de aplicativos próprios das fabricantes. No caso das máquinas de lavar, é possível programar ciclos, iniciar a lavagem, acrescentar novas programações, conforme a rotina de uso, ou agendar o horário para ligar o eletrodoméstico. Ao final da lavagem, o usuário recebe uma notificação no aplicativo, avisando que a roupa já pode ser retirada.
Além do comando à distância, uma máquinas de lavar oferecem recursos que contribuem para a economia de energia. Isso porque inclui a tecnologia Digital Inverter, presente em outros eletrodomésticos, que evita o liga-desliga do motor e busca atingir a velocidade ideal para a limpeza, sem fazer com que trabalhe mais do que o necessário, consumindo menos energia.
A economia de água também é oferecida pelos aparelhos. Alguns modelos contam com sensores avançados, que, através do peso das roupas, calculam a necessidade de água a ser utilizada no procedimento.
Outra função interessante é oferecida pela identificação do tecido colocado no tambor, que, através disso, sugere programas específicos para melhoria da performance e entrega de roupas mais limpas. Esta função ainda evita danos nas peças, visto que os comandos são específicos para cada tipo determinado.
No entanto, a presença de diversas inovações faz o preço das máquinas de lavar inteligentes ser mais alto do que o das tradicionais. Essa elevação dos custos se estende também a eventuais manutenções ou reparos, caso venham a acontecer, por se tratar de uma tecnologia nova.
Outra desvantagem da novidade seria em relação aos modelos, pois não há a mesma variedade de linhas em comparação com as possibilidades disponíveis de uma lavadora de roupas 8 kg convencional, por exemplo.
Além disso, mesmo que de uma forma mais limitada, máquinas de lavar tradicionais já vêm agregando inovações para apresentar melhor desempenho e mais economia em suas funções. Isto posto, o consumidor deve colocar na balança os benefícios de um equipamento mais caro ou de uma versão mais básica, a depender de sua necessidade.
Para quem mora sozinho ou para um casal sem filhos, uma máquina de lavar 8 kg ou 10 kg é suficiente. Para uma família que lava roupas entre duas ou três vezes na semana, lavadoras de 11 kg ou 12 kg são as mais recomendadas. Já para famílias grandes, que costumam acumular roupas sujas por mais tempo, para fazer a lavadora funcionar perto da capacidade máxima, são ideais os modelos de 13 kg a 18 kg.
Outros artigos interessantes: