Com a expansão e crescimento do Google Stadia, a chegada do FIFA 21 era inevitável, no entanto, muitos acreditam que já veio demasiado tarde. Ainda assim, para qualquer fã do lendário jogo de futebol da Electronic Arts, este foi um sonho tornado realidade.
Após largos anos a jogar FIFA 21, seja nas consolas ou no PC, ficava sempre a sensação de que toda a experiência poderia ser ainda melhor caso fosse possível jogar literalmente em qualquer lugar. Com o seu lançamento no Google Stadia, o que até agora parecia ser impossível, tornou-se uma realidade.
Mesmo com todos os pontos menos positivos que possam ser apontados, é inegável que o seu lançamento no Google Stadia, passou a permitir os fãs de FIFA 21 jogarem literalmente em qualquer lugar.
Após um lançamento muito tremido no que respeita à estabilidade de ligação e problemas de latência, atualmente esses problemas já foram resolvidos. No entanto, existe ainda um grande problema, que possivelmente será apenas resolvido com a chegada do FIFA 22. Quando comparado com a sua versão para PlayStation, Xbox ou PC, o FIFA 21 no Google Stadia continua a ter uma comunidade de jogadores muito pequena.
Ainda que melhore a cada semana que passa, continua a ser bastante complicado conseguir experienciar um ritmo de jogo rápido e constante no que respeita a encontrar novos adversários nos diversos modos online.
Modos de jogo disponíveis no FIFA 21 para o Google Stadia
Tal como aconteceu com a chegada de outros jogos da EA Sports ao Google Stadia, também o FIFA 21 se apresentou na sua versão completa. Ou seja, o jogo que encontras na PlayStation, Xbox e PC é igualzinho que temos no Google Stadia.
Assim, vais poder contar com diversos modos de jogo que se foram popularizando ao longo dos últimos meses, entre eles:
- Volta Football
- Modo carreira – jogador
- Modo carreira – treinador
- FIFA Ultimate Team
Com mais de 150 horas de jogo registadas no FIFA 21 para o Google Stadia, posso afirmar sem qualquer dúvida que este poderá ser o grande futuro para as próximas edições. A versatilidade oferecida pelo Google Stadia não tem comparação com as restantes plataformas.
Experiência de jogo nas mais variadas plataformas
Como não poderia deixar de ser, para tirar o máximo proveito do FIFA 21 no Google Stadia tive de experimentar jogar no máximo de plataformas diferentes que tinha à disposição. Por isso, posso garantir por experiência própria que consegue garantir uma experiência de jogo impecável em:
- Android TV (Xiaomi Mi Box)
- Chromecast Ultra (TV e em monitor Ultra Wide)
- Google Chrome (Browser no Windows 10 e também no Macbook Air)
- Smartphone Android (Xiaomi Mi Note 10)
Além disso, vários relatos confirmam que a experiência de jogo é também de excelência no Apple iPad e ainda na Nintendo Switch (quando adaptada para rodar Android).
Ainda que a experiência de jogo seja ótima nas mais variadas plataformas, é importante realçar que prefiro jogar através do Chromecast Ultra sempre que possível, pois tudo parece um “nadinha” mais suave e rápido.
Jogar FIFA 21 num smartphone Android
Esta foi uma possibilidade que sempre me cativou, poder jogar uma versão completa do FIFA no meu smartphone. Tal como esperava, jogar FIFA 21 num ecrã de um smartphone não é a melhor experiência de sempre. Ainda assim, é 100% possível e após um pequeno período de adaptação, não vais sentir decréscimo ao nível do desempenho.
No entanto, é sempre aconselhado ter um gamepad de qualidade e o mais confortável possível para que a experiência de jogo seja o melhor possível. Para sessões de jogo “on the go” deixo a recomendação do Razer Kishi, enquanto para jogar num ambiente mais fixo, o comando oficial do Google Stadia é a opção ideal.
FIFA 21 no Google Stadia tem um enorme calcanhar de Aquiles
Infelizmente, por motivos que continuam por explicar, o FIFA 21 no Google Stadia sofre de um problema que por vezes se pode revelar bastante frustrante. A base de jogadores do Google Stadia continua a ser bastante pequena, especialmente quando comparado com as consolas e até mesmo a comunidade de jogadores em PC.
Ao contrário do que muitos fãs desejavam, a EA Sports decidiu não unificar os servidores do Google Stadia e do PC/Origin, o que iria evitar de imediato as dificuldades em encontrar adversários em modos online.
Por exemplo, no que respeita ao Ultimate Team, os jogadores de PC e Google Stadia partilha o mercado de compra/venda, mas não podem jogar uns contra os outros.
Este é um ponto fraco extremamente grave, especialmente num jogo em que os modos online são o núcleo do seu sucesso. No entanto, as esperanças de que os servidores de PC e Google Stadia sejam unificados no FIFA 22 mantém o futuro do FIFA no Google Stadia brilhante.
Outros artigos interessantes:
- Microsoft vai levar jogos Xbox Game Pass para a tua Smart TV e nem precisas da consola
- PS4 e PS5: FIFA 21 nunca esteve tão barato na PS Store!
- Epic Games Store: Control está de borla e é perfeito para o fim-de-semana!
A nossa análise
FIFA 21 - Google Stadia
Com mais de 150 horas de jogo registadas no FIFA 21 para o Google Stadia, posso afirmar sem qualquer dúvida que este poderá ser o grande futuro para as próximas edições. A versatilidade oferecida pelo Google Stadia não tem comparação com as restantes plataformas.
O melhor
- Versatilidade única
- Excelente experiência de jogo
- Todas as características da versão para PC e consolas
O pior
- Comunidade de jogadores ainda pequena
Classificações
-
Jogabilidade
-
Modos de jogo
-
Experiência de utilização (latência)
-
Versatilidade
-
Preço
FIFA 21 - Google Stadia nas lojas
Todas estas lojas fazem envios para Portugal