Uma boa câmera, capaz de tirar fotos incríveis e contar com recursos para edição de imagem e vídeo, tem sido fator decisivo para muitas pessoas na hora de escolher um novo aparelho de celular.
Um aparelho mais caro não significa necessariamente a melhor imagem. É importante entender que cada marca investe em características diferentes para seu produto, por isso vemos a diferença de tecnologia e preços aplicados.
Atualmente há muitas opções no mercado com qualidades e valores diferentes, então para você não ficar perdido com tanta informação separamos os principais pontos para conferir e facilitar na decisão de sua escolha. Antes de fechar sua compra pense sobre:
Tipo de câmera
Aqui é importante saber qual o principal uso que terá sua câmera: Tirar muitas selfies? Quer fazer dela um uso mais profissional? É somente para redes sociais? Prefere fotos noturnas ou ao ar livre?
Geralmente as câmeras frontais tem menor resolução do que as traseiras, então é interessante buscar por câmeras com um bom conjunto de lentes de vidro, os smartphones atuais já possuem no mínimo 3 câmeras para desempenhar melhor cada função, como bom alcance focal, zoom óptico, flash e modo noturno.
Pensando em tirar várias selfies de qualidade? Dê mais atenção às configurações da câmera frontal, também é interessante checar se o aparelho conta com a função de múltiplas fotos, detector de sorriso e reconhecimento facial, são diferenciais que demonstram que a resolução de fotos frontais serão melhores.

Foto ou vídeo
Com certeza você consegue encontrar um aparelho que tenha uma boa resolução tanto para fotos quanto para vídeos, mas se você é fã de criar seus próprios vídeos busque resoluções a partir de HD, Full HD ou até Ultra HD/4k.
A maioria dos modelos já contam com a opção de filmagem em câmera lenta, foto a partir de um take do vídeo e outros recursos de edição sem precisar de um aplicativo específico para isso. Uma boa estabilidade de imagem e cancelador de ruídos são especificações para checar se pretende filmar com frequência e em ambientes diferentes.
A quantidade de Pixels e Megapixels não são fatores tão decisivos para sua escolha quanto se pensa. Há outros fatores mais relevantes de verificar antes de escolher seu aparelho, são eles:
- Sensores de luz, que são responsáveis pela qualidade da imagem. Quanto maior o sensor melhor a resolução, sendo que ele é basicamente responsável por definir a qualidade e tamanho do pixel.
- Quantidade de “f”, você já deve ter reparado nas especificações técnicas esse “f” e algum número ao lado dele, isso significa a abertura da câmera que quanto maior melhor ficará a imagem. Então quanto menor o número do “f” melhor será sua imagem.
Armazenamento interno
Não só pela resolução se escolhe um smartphone. O armazenamento pode influenciar na sua escolha então você precisa saber que quanto mais resolução sua foto tiver mais espaço de armazenamento será usado.
Sendo de uso semi profissional ou uma viagem de final de semana, ninguém quer perder horas conferindo qual foto pode ser deletada ou qual vídeo ficou muito pesado e está ocupando espaço. Então um bom processador, armazenamento interno a partir de 64GB e espaço para uso de cartão de memória podem fazer diferença no seu dia a dia.
Outra dica simples porém útil, é sempre ler a descrição do aparelho na caixa sobre câmera para entender melhor as limitações de desempenho do seu celular.
Claro que quando se pensa em tecnologia de ponta e câmera com fotos perfeitas a primeira opção que se pensa são os aparelhos da Apple, mas há várias outras boas opções no mercado que não deixam em nada a desejar.
Se quiser conhecer mais opções de aparelhos e dicas sobre o tema, acesse: https://amelhorescolha.com